A lanchonete Aquarius, no bairro Juvevê, em Curitiba, ganhou notoriedade após o lançamento da música “Acorda, Pedrinho”, da banda Jovem Dionisio. O local, mais conhecido como Bar do Dionísio, é onde Pedrinho frequenta quase todos os dias e participa dos campeonatos de sinuca - quando não está dormindo.

Não é novidade que o hit abalou o Brasil, alcançando o primeiro lugar no Spotify Brasil e acumulando mais de 10 milhões de plays na plataforma. No Instagram e TikTok, milhares de pessoas postam vídeos curtos com a faixa de trilha sonora, inclusive famosos como Anitta, Jade Picon e Fiuk.

A música faz parte do álbum “Acorda, Pedrinho”, o primeiro do grupo curitibano Jovem Dionísio, que já havia feito sucesso com a faixa “Pontos de Exclamação” - mas não se compara com a repercussão de agora.

A música tem uma batida dançante, uma letra leve e divertida e um refrão chiclete, além de um videoclipe cinematográfico, gravado no bar preferido dos jovens - o mesmo de Pedrinho. E as referências não param por aí: o dono do local, Dionisio Macioski, foi a inspiração do nome do grupo.

E a história de Macioski , de 66 anos, com o bar começou em 1992. Há 30 anos, abriu o estabelecimento com sua esposa, Elizabeth Ederman, e comenta que não foi fácil no começo. Aos poucos, foi conquistando a clientela, que é muito fiel. “Não somos grandes, mas estamos nos virando desde aquela época”, diz.

A pandemia foi mais um momento difícil e quase fecharam as portas devido ao tempo que não podiam abrir o estabelecimento. Ele comenta que muitos clientes antigos já faleceram, como é o caso do dr. Daniel, um ex-promotor aposentado que virou um grande personagem do local e, até hoje, tem um cantinho no bar reservado em sua memória. Ele recorda dos momentos de conversa e conselhos com Daniel e ressalta que era muito querido por todos.

Apesar da tradição do bar, alguns jovens frequentam o local, mas não com tanta assiduidade como os idosos, comenta o dono. Ele lembra que, há 15 anos, um grupo de jovens que tinha uma banda chamada "Os Mosqueteiros" ia ao local, mas que “cada um foi para um canto” depois de um tempo. Para a surpresa dele, alguns desses integrantes do grupo se reencontraram em seu bar e lembraram dos velhos tempos juntos.

Os integrantes da Jovem Dionisio marcam presença lá desde 2017 e é o bar preferido deles. O dono comenta que a relação com eles sempre foi muito boa e respeitosa e admira todos eles, pois são “muito gente boa e nada metidos”.

Leia mais: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/acorda-pedrinho-saiba-quem-e-o-rapaz-da-musica-que-viralizou-no-tiktok-3205797e.html

Depois do sucesso da banda, o bar fica cheio quando eles passam por lá, com pessoas pedindo para tirar foto e querendo conversar com eles.

Macioski adora as músicas do Jovem Dionisio. Os admira pela originalidade e personalidade - que são um respiro para o pop nacional. “Eles têm um jeito de dançar, então, o pessoal acaba gostando”, diz. Ele também gosta de ouvir rock não muito pesado, como Queen e Rolling Stones e sempre deixa música tocando ao longo do dia no trabalho. Hoje, toca o estabelecimento com sua esposa, com quem tem 4 filhas, e seu cunhado, Ademir, que marca presença no videoclipe de "Acorda, Pedrinho", estampado numa garrafa de cerveja.

A repercussão e o sucesso que a banda está fazendo alcançaram o Aquarius e personagens importantes do local. Macioski enxerga tudo isso de maneira positiva e fica feliz com essa visibilidade e com o grupo, que só tende a crescer.

O encontro de gerações é bonito de se ver. É perceptível que a admiração e o respeito mútuos e todas as histórias para contar têm grande influência na banda, que honra suas origens e não esquece de onde veio.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1