Sai hoje a lista do Oscar
‘‘Central do Brasil’’ vai disputar o Oscar?
‘‘Central do Brasil’’ vai disputar o Oscar? E ‘‘A Vida É Bela’’, emplaca indicações como melhor filme ou melhor filme estrangeiro? Ou nas duas categorias? Hoje, às 11h38 (horário do Brasil), todas essas perguntas serão respondidas. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anuncia, em Los Angeles, os indicados para o 71º Oscar. O anúncio será transmitido no Brasil pelos canais pagos Telecine 1 (Net/Sky) e E! (TVA/Direct TV), que promete uma hora de programa com os candidatos a um Oscar.
Os indicados serão apresentados por Kevin Spacey, premiado com o Oscar de ator coadjuvante em 1996 por seu papel em ‘‘Os Suspeitos’’, e Robert Rehme, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Eles vão noticiar os concorrentes de nove das 24 categorias do Oscar. A lista completa pode ser acessada logo após o anúncio no site www.oscar.com.
Devem concorrer ao prêmio de melhor filme ‘‘O Resgate do Soldado Ryan’’,
‘‘Shakespeare Apaixonado’’ e ‘‘The Truman Show’’. Se não houver surpresas, as duas últimas vagas ficarão entre ‘‘A Vida É Bela’’, ‘‘Elizabeth’’ e ‘‘Além da Linha Vermelha’’.
Alguns atores e atrizes tentam desesperadamente emplacar uma indicação, apostando suas fichas não em um, mas em dois filmes. É o caso de Tom Hanks (‘‘O Resgate do Soldado Ryan’’ e ‘‘Mensagem para Você’’), John Travolta (‘‘Segredos do Poder’’ e ‘‘A Civil Action’’) e Meryl Streep (‘‘Um Amor Verdadeiro’’ e ‘‘A Dança das Paixões’’).
A cerimônia de entrega do 71º Oscar acontecerá, pela primeira vez na história, num domingo, dia 21 de março, no Dorothy Chandler Pavilion, em Los Angeles. A festa será transmitida pela Globo, que começa a exibição após o ‘‘Fantástico’’, com tradução simultânea, e HBO, que mostra a cerimônia a partir das 21h30, com um programa especial sobre o Oscar, seguido pela entrada dos astros e estrelas a partir das 22 horas, apresentada por Geena Davis. A transmissão começa às 22h30, sem tradução simultânea, com comentários de Rubens Ewald Filho.‘‘Central do Brasil’’: país torce hoje pelo filme de Walter Salles que tem vaga praticamente assegurada como concorrente ao Oscar.
Mariana Morisawa
Agência Folha





