Fontes de diversos nutrientes, as sementes funcionais dão um toque a mais de cor e sabor a inúmeros pratos salgados e doces, quentes e frios. Práticas e versáteis, elas também podem ser usadas para temperar saladas, empanar carnes, enriquecer sucos e substituir o ovo de galinha, o leite de vaca e a farinha de trigo em diversas receitas.
Gergelim, linhaça, quinoa, chia, amaranto, girassol e abóbora estão entre os alimentos cujas sementes oferecem diversos benefícios à saúde. "O gergelim é fonte de vitamina E, que é antioxidante, e de cobre, que atua na formação do bom colesterol. A linhaça favorece o sistema imunológico. A quinoa tem proteína, cálcio e magnésio. A chia fornece cálcio e magnésio para os ossos. O amaranto ajuda na recuperação dos músculos. O girassol favorece a formação de serotonina, neurotransmissor que dá a sensação de bem estar e prazer", elenca a nutricionista Katia Tiemi Tookuni.
Quanto à utilidade na culinária, cada semente funcional tem suas peculiaridades. "A chia e a linhaça podem ser utilizadas em bolos, sucos e para fazer geleia. O gel produzido por essas sementes também pode ser usado para substituir o ovo de galinha em várias receitas. Já a quinoa e o amaranto podem ser encontrados de três formas. Como farinha, que serve de ingredientes para bolos, tortas e pães. Em flocos, para polvilhar frutas, bolos e fazer omeletes. E em grãos, que cozidos substituem o arroz integral ou o trigo em receitas de quibe", detalha a nutricionista funcional gourmet Carolina Borghesi.
Ela destaca ainda que sementes de girassol e abóbora devem ser levemente torradas sem sal, e podem ser polvilhadas na salada ou até mesmo uma opção de petisco. "Já o gergelim serve para empanar filés de peixe e frango e para finalização de pães e tortas salgadas", orienta.
Quando o assunto é enriquecer sucos, Carolina recomenda bater sementes de chia e linhaça com frutas que possuem maior teor de água, como abacaxi, melão e melancia. "O ideal é fazer o gel com as sementes ou então adicioná-las na forma já triturada", enfatiza.
Já Kátia Tookuni salienta que os leites vegetais produzidos com sementes rendem sucos deliciosos, como o de leite de amêndoas batido com banana e cacau em pó. "Para preparar o leite basta deixar 100 gramas de amêndoas de molho na água da noite para o dia. Escorrer essa água e descartar. Acrescentar um litro de água filtrada ou fervida e bater no liquidificador. Depois é só coar e o leite está pronto para ser usado em receitas em substituição ao leite de vaca", ensina a nutricionista.

Imagem ilustrativa da imagem Sabores - Fontes de sabor e saúde