Sabor paranaense
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de agosto de 1998
Luciane Marcuria Especial para a Folha2 
Uma delícia gastronômica, o barreado, além de nutritivo, é um dos pratos que mais combinam com o inverno. Teve origem no litoral paranaense e tornou-se um dos pratos mais famosos e saborosos do Estado. E quem ainda pensa que ele tem muitas calorias, está enganado: a preocupação com a saúde fez com que muitos restaurantes optassem pelo barreado light, feito com carnes magras.
Algumas receitas de barreado fogem da tradicional e são guardadas a sete chaves pelos seus criadores. Helena Menezes, cozinheira de um dos mais tradicionais restaurantes da culinária paranaense, o Estrela da Terra, diz que existem receitas especiais que não podem ser divulgadas, pois é um prato que exige cuidados também especiais.
Helena possui um bom currículo na culinária. Ela já atendeu pessoas ilustres, como o Imperador do Japão, numa visita ao Brasil, e sempre serve políticos como o governador Jaime Lerner, José Richa, Roberto Requião, Álvaro Dias.
O barreado é mais popular no litoral paranaense. Luís Romanos, dono de um restaurante que leva o seu sobrenome, em Morretes, e que criou o barreado light, diz que sua receita vem de família, e é passada de geração em geração. Não engorda mesmo, garante. O peito de boi, que é rico em gordura, é substituído por carnes especiais, mais magras. Uma porção do barreado light, em seu restaurante, possui apenas 69,9 calorias, o que pode ser considerado uma refeição leve.
RECEITA
Barreado tradicional


