Não é de hoje que pão mais recheio é igual a sanduíche. É claro que se ele vai ser bom ou não vai depender da combinação acertada do pão com o recheio. Óbvio? Nem tanto. Afinal, quem já abriu a geladeira no meio da noite para matar a fome da madrugada, sabe que montar um sanduíche especial é uma arte e que aquela obra-prima ninguém copia.
Pois fique sabendo que há cerca de dois meses, a dupla Sonia Youssef e Vera Carmona prepara ‘‘sanduíches com arte’’, que estão à venda em conveniências e sob encomendas – tanto para confraternizações, festas ou para uma fome individual mesmo.
A idéia dos sanduíches partiu de Sonia Youssef, que depois de 12 anos trabalhando em uma editora de revistas e periódicos, resolveu ‘‘aliar a culinária às vendas, que são duas coisas que eu gosto’’, explica. Começou sozinha a preparar sanduíches naturais, que ela mesmo comercializava. Com o início da sociedade com Vera Carmona, os sanduíches foram ficando mais elaborados, desde a escolha dos pães à combinação dos recheios.
‘‘Estamos usando ingredientes mais refinados e nobres, como a mussarela de cabra’’, conta Sonia, que lembra que faz com que tais ingredientes também sejam acessíveis a todos os clientes, ‘‘do porteiro ao empresário’’, completa. ‘‘No início, muitas pessoas achavam estranho comer mussarela de búfala, mas hoje já aprenderam a gostar’’, conta Sonia.
São 13 tipos de sanduíches diferentes, em pães que vão do italiano ciabata ao sírio, passando pelas baguetes. Até o pão de forma ganha novas receitas e vem nos sabores mandioquinha salsa, cenoura, batata e cereal. Para saber o que combina melhor com o quê, a dupla faz testes e mais testes, sempre preocupada com a qualidade dos ingredientes e também com a apresentação. ‘‘Nós usamos frios de primeira e verduras hidropônicas, mas também nos preocupamos com o visual dos sanduíches’’, contam.
E que o visual chama a atenção, elas não têm dúvidas. Tanto é que o ‘‘Atração Fatal’’ é um dos campeões de venda porque atrai o estômago alheio pelo olhar, que se encanta com o pão ciabata recheado com mussarela de búfala, molho de maionese, uva passa e azeitona preta e verde, peito de peru, rúcula e tomate seco. ‘‘Tem sanduíches que pedem rúcula outros, alface’’, ensina Sonia. E como saber? ‘‘A rúcula é mais amarga e combina muito bem com mussarela de búfala e não com frango’’, exemplifica.
O molho de iogurte também é um dos ingredientes diferenciados usados pela dupla. ‘‘Eu sempre gostei muito do iogurte com pão’’, explica Vera Carmona, que deve ter herdado os genes culinários da mãe, também Vera Carmona, que é banqueteira famosa na cidade.
O cardápio da dupla tem preços que variam de R$ 2,00 a R$ 25,00, do sanduíche de metro. Para esclarecer a dúvida se alguém (exagerado) consegue dar conta sozinho de um metro inteiro de sabor, a dupla avisa que em geral as pessoas dividem os sanduíches ou então encomendam para servir em festas ou confraternizações. Gostaria de tentar?
Mustaphá Sanduíche com Arte – 9106-3620 ou 327-9902.

mockup