Orangotango, macaco-prego, chimpanzé, bugio, macaco-aranha, sagui, gorila, mico-leão, gibão, macaco-narigudo, babuíno, bonobo, mandril, macaco-vermelho e muito mais.

No planeta Terra existe quase 200 espécies de macacos. Primatas de todos jeitos e características, formas e cores, com rabo e sem rabo.

A escritora Ruth Rocha reuniu uma coleção desses animais em “O Grande Livro dos Macacos”. Lançado pela editora Salamandra com ilustrações de Veridiana Scarpelli, a obra infantil é um almanaque que reúne histórias e informações.

Em tom divertido, traz lendas, poemas, contos populares e provérbios protagonizados por macacos. Também traz curiosidades e informações científicas sobre os primatas mais conhecidos.

A autora investiga antigos provérbios populares onde o bicho aparece em variadas situações. Macaco velho não coloca a mão em cumbuca. Cada macaco no seu galho. Macaco que muito pula, quer chumbo. Em rio que tem piranha, macaco bebe água de canudinho.

Também apresenta curiosidades. Em alguns lugares da Índia e da Indonésia, os macacos são sagrados e vivem livres pelos templos. No Japão existe uma espécie de macaco que, no período de inverno, toma banho em fontes naturais de água quente.

No final de “O Grande Livro dos Macacos”, Ruth Rocha explica que os macacos e os homens possuem um mesmo ancestral em comum. Principalmente os chimpanzés, os bonobos, os gorilas e os orangotangos que possuem uma aproximação genética entre 98,4% e 99% com a espécie humana.

Também explica como o cientista Charles Darwin (1809 - 1982) formulou a Teoria da Evolução. A teoria da evolução das espécies que comprova que macacos e homens tiveram um ancestral em comum cerca de 6 milhões de anos atrás.

Imagem ilustrativa da imagem Ruth Rocha apresenta aos leitores uma coleção de macacos
| Foto: Ilustração: Veridiana Scarpelli

SERVIÇO:

“O Grande Livro dos Macacos”

Autora – Ruth Rocha

Ilustrações – Veridiana Scarpelli

Páginas – 48

Quanto – R$ 86

mockup