Reserve no mínimo dois dias para conhecer as praias do sul, e a mais bonita delas – a Praia da Pipa. Para isso é preciso alugar um carro, há locadoras na maioria dos hotéis. Até Pipa são 85 km. O trajeto mais bonito é pela via costeira, passando pelas praias do Cotovelo, Pirangi do Norte, Pirangi do Sul, passando pelo maior Cajueiro do Mundo, Pirambúzios, Búzios até Barra de Tabatinga. De lá pegar a agreste estrada até Nísia Floresta, e depois entrar na BR 101 em direção a João Pessoa. Entrar à direita em Goianinha, no sentido de Tibau do Sul e de lá para a singular Pipa.
Há várias pousadas de todos os tipos de preços, a partir de R$ 15 é possível conseguir um quarto. A pousada mais famosa, aquela da escadaria que dá na praia, fica situada na Praia do Amor. Para chegar até lá atravesse o ‘‘centrinho de Pipa’’ e siga em frente, quando chegar perto da boate Kalango’s, vire à direita e vá embora, a estradinha de terra termina na pousada.
Pipa ferve de dia na Praia dos Amores, local de escolha dos surfistas, que é separada de Pipa pelo chapadão. E à noite no centrinho, onde há vários barzinhos, restaurante e creperias. Alias, há um crepe de banana, com calda de chocolate e sorvete de creme que é de comer de joelhos. À uma da madruga todo mundo some, vão todos para as duas boates, a Kalango’s e a Delírius. De manhã, antes da praia, a galera se reúne na padaria, que oferece um café primoroso, pãezinhos quentinhos e muitos tipos de sucos. Durante à tarde, um bom passeio é conhecer o Santuário Ecológico de Pipa, na Baía dos Golfinhos, de onde é possível ver, além dos golfinhos, as tartarugas.
No retorno a Natal pare na Barreira do Inferno, centro de lançamento de foguetes (as visitas são permitidas às quartas-feiras com horário marcado- 0xx84/211-4799 r:22). Não perca também interessantes atrações culturais, como a antiga catedral, Capitania das Artes, Centro de Turismo, Espaço Cultural, Solar Bela Vista (centro cultural do Senac), Deck da Ponta do Morcego (mirante na Praia dos Artistas); Fortaleza dos Reis Magos (construído em 1598 na praia do Forte, visitas diárias das 8h às 16h30); e o Parque das Dunas (parque ecológico na Via Costeira, cuidado há escorpiões e cobras).