O escritor brasileiro Rubem Fonseca está há duas semanas na lista das indicações do editor do suplemento de livros do diário ‘‘The New York Times’’, o jornal mais influente dos EUA. O livro é ‘‘Vast Emotions and Imperfect Thoughts’’, a edição norte-americana (The Ecco Press, US$ 24,00, tradução de Cliford E. Landers) do romance ‘‘Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos’’ (original da Companhia das Letras, 1988). É o terceiro romance de Fonseca editado nos EUA. Os outros dois foram ‘‘A Grande Arte’’ (‘‘High Art’’), em 1987, e ‘‘Bufo & Spallanzani’’ (mesmo título), em 1990. Como os livros anteriores, ‘‘Vastas Emoções...’’ também foi recebido com elogios críticos.
James Pollock, do ‘‘New York Times’’, por exemplo, disse: ‘‘Notavelmente, apesar de todos os seus entrelaçamentos e idas-e-vindas, a narrativa permanece em ordem, nunca escorrega para a irrelevância, nem vai muito longe em suas várias tramas laterais.’’ Pollock, que é professor de literatura, ainda diz que o livro de Fonseca é ‘‘cativante, exigente e provocante’’ e que o autor é ‘‘um escritor de deliciosos excessos’’.
Melvin Jules Bukiet afirmou no ‘‘Los Angeles Times’’, outro jornal que está entre os cinco diários mais prestigiosos do país: ‘‘Quando o romance abandona seus estratagemas cinematográficos para contemplar a misteriosa potência de manuscritos perdidos e o totalitarismo político - e do próprio cinema - ele alcança muito mais peso do que se fosse uma mera artimanha.’’ A tradução de Landers para o inglês também arrebanhou elogios. Segundo os críticos, ela teria conseguido manter o estilo de Fonseca.

mockup