Roteirista londrinense é selecionado para laboratório no RJ
Victor Hugo Santos é o primeiro roteirista do interior do PR selecionado para laboratórios de cinema com grandes profissionais
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de outubro de 2024
Victor Hugo Santos é o primeiro roteirista do interior do PR selecionado para laboratórios de cinema com grandes profissionais
Reportagem local
O londrinense Victor Hugo Santos, 28, é o primeiro roteirista do interior do Paraná a ser selecionado para participar do Laboratório Argumenta, que aconteceu na última semana de setembro, na cidade de Teresópolis, Rio de Janeiro.
Chegando à sua sexta edição, o Argumenta é um programa de formação audiovisual idealizado e realizado pelo Sesc/RJ que conta com masterclasses, sessões de cinema e, fundamentalmente, a realização de laboratórios de escrita cinematográfica destinados a roteiristas e seus projetos audiovisuais.
LEIA TAMBÉM:
"Ópera Por Que Não?" termina com concertos gratuitos
Entre mais de 500 projetos inscritos de todo o Brasil, o argumento do longa-metragem "O Clube Secreto dos Caçadores de Vento" está entre os 10 selecionados que receberam consultorias com os roteiristas e cineastas Armando Praça, Júlia Katharine, Sabrina Fidalgo, Michel Carvalho e Léo Garcia, profissionais experientes no mercado nacional.
Contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo/2023 via Secretaria de Cultura do Município de Londrina, o projeto surgiu do interesse do roteirista em contar uma história infanto-juvenil que se passasse na periferia de Londrina, mais especificamente na Zona Norte, local em que cresceu e vive até hoje.
Na história está a jornada de amadurecimento de um solitário garoto que, após se mudar para um conjunto habitacional vertical, se dedica à construção de um moinho que o permitirá capturar o vento, uma força que ele acredita ser capaz de realizar desejos mas que parece não soprar naquele lugar. A partir daí, se inicia uma série de pequenas aventuras e construção de afetos entre os moradores daquele local.
TRAJETÓRIA
Fruto de uma época em que Londrina ainda contava com programas de formação e capacitação de novos realizadores, como os extintos Núcleo de Dramaturgia Audiovisual, do SESI Cultura, e a Pós-Graduação em Produção Audiovisual, Santos começa a despontar como uma das jovens promessas do audiovisual local.
Em sua trajetória, integrou a equipe técnica de algumas produções locais como o longa-metragem infantil "Passagem Secreta", do cineasta Rodrigo Grota, e o curta-metragem “Salina”, de Gustava Nakao.
Além do Argumenta, o londrinense também participará do JACU_LAB, laboratório de desenvolvimento voltado a roteiristas do interior do Brasil. O programa, que selecionou três projetos de curtas-metragens, um de série e um de longa-metragem, é uma realização do Núcleo de Projetos Audiovisuais, do Polo do Velho Oeste, e oferece aos participantes bolsas de estudo e consultorias com realizadores do cinema brasileiro.
Enquanto aguarda o resultado de laboratórios e rodadas de negócios, Victor Hugo Santos acompanha a finalização do curta-metragem "Rastros de Sangue", filme que marca sua estreia na direção, e que também foi contemplado na Lei Paulo Gustavo/2023 via Secretaria de Cultura do Município de Londrina. A produção conta com equipe técnica londrinense e traz no elenco os atores Sérgio Mello, Sílvio Ribeiro e Francisco Beraldo. A primeira exibição pública está prevista para dezembro.
* Com assessoria de imprensa.