Rota Missões incentiva turismo
PUBLICAÇÃO
domingo, 01 de outubro de 2000
Da Redação 
A Rota Missões, projeto da AMM-Associação dos Municípios das Missões e Sebrae-RS que envolve 15 municípios gaúchos, pretende potencializar a exploração do turismo naquela região.
No lado brasileiro, além de conhecer as Reduções sítios arqueológicos que lembram a presença jesuítica na América do Sul o programa sugere que os turistas desfrutem de outras atrações como santuários, museus de arte barroca missioneira; façam trilhas a cavalo, visitem fazendas de turismo rural e frequentem locais de pesca e parques aquáticos, além de aproveitar a gastronomia dos imigrantes europeus que chegaram a região e acabaram formando o gaúcho de hoje.
Em Santo Ângelo, a Capital das Missões, além da Catedral Angelopolitana e do Museu Municipal o turista poderá visitar o Memorial Coluna Prestes e o seu monumento, única obra do arquiteto Oscar Niemeyer no sul do País.
Entre-Ijuís já não é mais representado turisticamente apenas pelo Sítio Arqueológico de São João Batista. A cidade investe em oferta hoteleira e oferece aos turistas um Parque Aquático e uma Cavalgada Campeira por entre fazendas gaúchas e churrasco autêntico assado em fogo de chão.
São Miguel das Missões aperfeiçoa seu artesanato e apresenta fazendas centenárias trabalhando com o turismo rural. As opções de hospedagem no município incluem também a Pousada das Missões, instalada ao lado das ruínas da igreja. Ainda este mês será inaugurado o Hotel São Miguel Arcanjo, apontado como um dos mais modernos do estado.
Também fazem parte do pacote Rota das Missões os municípios de Caibaté (Santuário do Caaró), Santo Antonio das Missões (Museu Municipal Monsenhor Estanislau Wolski, com seu riquíssimo acervo), São Nicolau (remanescentes arquitetônicos em sua praça central); Roque Gonzales (Santuário de Assunção do Ijuí) e São Luiz Gonzaga (Igreja matriz com estatuária missioneira, museus e diversos atrativos em sua área urbana, além do Sítio Arqueológico de São Lourenço) e Porto Xavier.
Outras cidades da Rota Missões vão ser introduzidas gradativamente em pacotes para turistas do Brasil e Exterior. São elas Giruá (trem-tur), Guaraní das Missões (a Polônia no Brasil), Cerro Largo (grutas religiosas, museu e dois bons hotéis), Salvador das Missões e São Pedro do Butiá, nos segmentos de turismo étnico-cultural, religioso e de eventos.


