Rota do Vinho resgata
técnicas de fabricação
ReproduçãoCaves onde são armazenadas as garrafas de vinhoA Rota do Vinho, passeio pelas vinícolas e vinhas de Bento Gonçalves, retrata parte da história das primeiras famílias de imigrantes que chegaram à região no final do século passado; e o resgate da fabricação de vinho, com técnicas utilizadas na Itália.
Em cada adega, algumas mantidas há quatro gerações da família, os gerentes e administradores fazem questão de contar a história da empresa e de apresentar todo o processo de fabricação da bebida. Há muito tempo, esse processo deixou de ser totalmente artesanal. As novas gerações procuraram se aperfeiçoar na fabricação e introduziram várias espécies de uvas, possiblitando a fabricação de diversas qualidades de vinhos finos.
Com exceção da Vinícola Aurora, que produz em escala industrial para abastecer o mercado brasileiro, as adegas em geral produzem e vendem diretamente para o pequeno consumidor; ou abastecem restaurantes e algumas redes de supermercado. As vendas também acontecem através da Internet. O frete, geralmente, é pago pelo cliente.
Os restaurantes com comida típica italiana são muitos, naturalmente funcionando junto às adegas. Porém, as refeições – em geral no jantar – são servidas sob encomenda. É possível encontrar jantares entre R$ 20,00 e R$ 30,00 por pessoa, com o vinho incluído (servido à vontade nas mesas e de várias qualidades).

mockup