A música que emociona, que tira lágrimas dos olhos, que faz chorar e faz sorrir, a música que traz "Alegria de Viver". Prestes a lançar seu 35° álbum, que ele considera como o melhor da carreira, Roney Marczak vai reunir a música instrumental clássica, de Bach a Beethoven, a suas próprias composições em um trabalho que vai ficar marcado na memória de milhares de crianças e adolescentes.

O álbum Alegria de Viver vai ser lançado nesta segunda-feira (16), na Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior, em dois horários: às 10h e às 14h. Depois, a turnê segue para pelo menos outras 10 escolas de Londrina, Cambé e Arapongas, na região metropolitana. Além da apresentação, os estudantes vão poder levar para casa o álbum completo, já que três mil pen drives com as 14 faixas vão ser distribuídos para as crianças e adolescentes das escolas públicas.

O maestro conta que o projeto nasceu da ideia de resgatar e trazer a diversidade da música brasileira e internacional para o público estudantil, principalmente da rede pública de ensino. O primeiro volume do Alegria de Viver foi lançado no ano passado e contou com a participação de professores e alunos da Escola Sol Maior. A grande receptividade do álbum foi o que motivou Marczak a repetir a dose e lançar a segunda edição do projeto, que é desenvolvido através da Lei Rouanet.

MÚSICAS AUTORAIS

Pelo fato de o CD físico ser pouco utilizado hoje, a novidade para este ano é que as músicas serão gravadas em pen drives, que serão distribuídos para alunos de escolas públicas de Londrina, Cambé e Arapongas. “Além daquilo que já tem [de estilos musicais], como funk e sertanejo, as pessoas vão ter a oportunidade de ouvir um Mozart, Bach, Beethoven, Tom Jobim, Ernesto Nazareth e também vamos colocar algumas músicas autorais”, adianta.

Segundo ele, a música instrumental “vem sendo perdida” pelo fato de que muitas pessoas desconhecem o estilo, que é o que o motiva a seguir com o trabalho. O maestro conta que eles estão com uma lista de mais de 100 escolas interessadas em receber as apresentações.

Durante as apresentações do primeiro disco, eles estiveram no distrito de Lerroville, na zona sul de Londrina, que Marczak considera como uma das experiências mais marcantes. Segundo ele, diversos alunos e professores estavam muito emocionados, sendo que alguns até mesmo choravam. “Depois [da apresentação] eu fui perguntar [o motivo de eles estarem tão emocionados] e há mais de 15 anos eles não tinham um momento cultural naquele distrito”, relembra. Por conta disso, o maestro conta que foi um pouco além do que estava programado no projeto e fez uma segunda apresentação na escola para os alunos que não puderam comparecer no primeiro dia.

O propósito do projeto, explica Marczak, não é somente gravar um disco, mas apresentar aos mais jovens um repertório diferente do que elas estão acostumadas para que saibam que a música instrumental existe. “É o meu 35° álbum e é o melhor que eu já gravei com toda a certeza”, conta.

PARA A COMUNIDADE

Dentre as músicas autorais que estarão presentes no segundo volume do projeto, o maestro adianta que os estudantes vão poder ouvir ‘Piedade’, ‘Euforia’ e ‘Resiliência’, que fazem parte do álbum ‘Sinestesia’, lançado durante a pandemia de Covid-19 em parceria com o pianista Gonçalo Rebelato.

Segundo ele, as músicas foram compostas e gravadas já na sequência, em um projeto que ele considera inédito em todo o mundo: “a gente nem teve tempo de escrever as partituras”. O projeto deu tão certo que o ‘Sinestesia’ teve uma segunda edição e deve ganhar uma nova sequência em breve.

O lançamento do ‘Alegria de Viver’, na escola municipal, deve reunir mais de 900 crianças e adolescentes e também é aberto para toda a comunidade.. “Aproveitando também o Dia do Professor, que eu sou professor e filho de professores, a gente quer enobrecer e valorizar esse profissional com uma apresentação que seja um presente para eles”, afirma.

Após as apresentações, os pen drives com o álbum completo serão entregues para os estudantes de todas as escolas que eles vão passar durante a turnê. O Quarteto Descobertas também vai estar presente na turnê, que tem como integrantes o próprio Roney Marczak (violino), Gonçalo Rebelato (piano), João Rissi (bateria e percussão) e Maria Vazquez (baixo e violoncelo).

REFLEXÃO E PERCEPÇÃO

A Alegria de Viver vem da reflexão e da percepção do maestro de que as pessoas estão necessitadas de coisas boas. “Se focarmos nas coisas boas, mesmo que a nossa vida não esteja da forma com que gostaríamos, a gente consegue se alimentar dessas energias positivas para chegar e viver momentos bons, que é algo que todo mundo está precisando”, explica. Roney Marczak ressalta que o repertório do álbum é escolhido com muito carinho para servir como uma mensagem para que as pessoas se sintam alimentadas de força e energia - todas positivas.

Além do pen drive, todos os alunos vão receber um "cartão de crédito" com QR codes que dão acesso ao booklet com todas as informações do disco, como ficha técnica e repertório. Além disso, um mini documentário vai mostrar trechos dos ensaios e gravações para que os estudantes saibam quem foram as pessoas responsáveis por fazer o álbum tomar forma e nascer para o mundo. Já a partir de novembro, o álbum completo também vai estar disponível em todas as plataformas de streaming, como Spotify e Deezer.

O maestro destaca que por meio da Lei Rouanet e dos patrocinadores é possível fazer “as coisas acontecerem”, valorizando a cultura local e fazendo a diferença na vida de milhares de jovens. “É emocionante [ter a oportunidade de desenvolver o projeto] porque tem criança que nunca viu um violino na vida”, finaliza.