Ranulfo Pedreiro
De Londrina
O cantor José Augusto está comemorando 26 anos de carreira com o disco ‘‘José Augusto ao Vivo’’, lançado pela Columbia/Sony Music. O álbum traz uma seleção das principais músicas de sua carreira, em interpretações gravadas durante shows realizados entre 97 e 98.
Com um repertório voltado para composições romântico-populares, José Augusto abre o CD com um de seus primeiros sucessos, ‘‘De que Vale Ter Tudo na Vida’’, gravado no LP de estréia lançado em 1973. Entre as faixas estão ‘‘Aguenta Coração’’, ‘‘Sonho por Sonho’’, ‘‘Chuvas de Verão’’, ‘‘Querer e Perder’’ e ‘‘De Igual para Igual’’.
Há passagens que se aproximam da axé music, como ‘‘Lua no Mar’’, outras do sertanejo moderno. ‘‘Hey’’ e ‘‘Me Esqueci de Viver’’ são homenagens a Julio Iglesias. ‘‘Não Precisas Chorar’’, ‘‘Só Vou Gostar de quem Gosta de Mim’’ e ‘‘Ninguém Vai Tirar Você de Mim’’ lembram Roberto Carlos na jovem guarda.
‘‘Costumo fazer um arquivo do que acontece comigo, e em 97 e 98 gravei trechos de shows que fiz no Brasil todo’’, explica José Augusto. O material foi selecionado e masterizado pela Sony. ‘‘Optei pelas músicas mais importantes, alguns flash-backs e as mais pedidas. Procurei entre essas as gravações que tinham melhor qualidade.’’
O disco reúne um apanhado de composições em que o romantismo açucarado impera com arranjos de música brega. É um prato cheio para quem gosta do gênero. Mais difícil de engolir é uma versão exageradamente adocicada de ‘‘O Sole Mio!’’, dispensável. Não bastasse, a Globo ainda incluiu a faixa na trilha sonora da próxima novela.

mockup