O timbre da voz é sugestivo. Lembra, espantosamente, Renato Russo. Você ouve a canção ''Lorena foi Embora...'', e faz a associação direta. É a primeira faixa do CD ''Burocracia Romântica'', que a banda curitibana Terminal Guadalupe gravou como trilha sonora para o curta-metragem homônimo dirigido por Fabiana Bubniak.
Renato Russo, contudo, não é uma referência solitária aos anos 80 contida no disco. O pop daquela década repercute nas melodias e nos arranjos de boa parte das canções. O show de lançamento é hoje, às 23 horas, no bar Era Só o que Faltava (Av. República Argentina, 1334, Vila Izabel).
O CD traz uma faixa multimídia para ser visualizada em computador incluindo o curta, os bastidores da gravação, trailer e videoclipe. A banda recrutada provisoriamente para a gravação contou com Rodrigo Lemos (guitarra, violão, teclado e vocal), Raphael Santos (baixo), Juninho Jr. (bateria e percussão), Eduardo Cirino (teclado) e Dary Junior (voz violão e guitarra).
Este último, letrista de todas as canções (com exceção de ''Remanescentes''), integrou a extinta Lorena foi Embora (que ganha citação na faixa de abertura) enquanto que os demais vieram da banda Poléxia. Todos sobem ao palco hoje à noite, além do guitarrista Allan Yokohama (recém-incorporado ao grupo) e da participação especial da banda Relespública.
''A partir da próxima semana, vamos fazer testes para a entrada dos músicos definitivos'' avisa Dary. O nome da banda, Terminal Guadalupe, foi emprestado da estação de transporte coletivo que atende aos moradores da região metropolitana de Curitiba. No texto de apresentação do CD, os músicos escrevem: ''o lugar é decadente, ilustra bem onde começa e acaba o mito da cidade perfeita construído pela propaganda oficial''.
Dary explica que o rock nacional da década de 80 marcou bastante sua formação musical. ''É natural, porque cresci naqueles anos'' diz ele. ''Ouvia muito Legião, Ira! e principalmente bandas que não chegaram a fazer sucesso como os Picassos Falsos, Fellini, Último Número e Hojerizah. Mas estamos conectados também com os anos 90, com bandas como Radiohead, Suede, Gene, Wilco e Smashing Pumpkins''.
Ele salienta que já está trabalhando em novas composições. Mas acrescenta que os shows promocionais de ''Burocracia Romântica'' ocuparão a agenda do grupo até o final do ano. Na apresentação de hoje, eles exibem em primeira mão o videoclipe ''Como se fosse a Primavera'', o sucessor de ''Burocracia Romântica'', já veiculado pela MTV.


Serviço:
Hoje: Show de lançamento do CD ''Burocracia Romântica'', da banda Terminal Guadalupe. Local: bar Era Só o que Faltava (Av. República Argentina, 1334, Vila Izabel), em Curitiba. Horário: 23 horas. Ingressos a R$ 7,00.

mockup