A quinta edição do Rolé, o Encontro de Palhaçaria, termina neste final de semana, mas tem muita palhaçada até domingo na Vila Triolé, zona oeste de Londrina, que na última semana foi palco para artistas do interior de São Paulo, Brasília, do Paraná e da Argentina com espetáculos e oficinas formativas.

No sábado (24), o picadeiro se movimenta a partir das 17h, com o grupo Filhas da Fruta, e Curitiba e o espetáculo “Rádio Atalalaia" Nele, as palhaças Iva Lourença e Carmela conduzem o programa de rádio com frequências abertas para os acontecimentos do momento, interagindo com o entorno e o público. Tem de tudo. Notícias, horóscopos, músicas, telefonemas, previsão do tempo, histórias de amor, voz do Brasil, (des)comerciais em um carrossel de quadros clássicos dessa rádio nada convencional, sujeita a receber interferências a qualquer momento. Uma rádio ao vivo/viva, de transmissão corpo-a-corpo. A única rádio que literalmente, “toca em você”, como se fizesse cócegas.

Imagem ilustrativa da imagem Rolé 2025 entra na sua reta final com muitas gargalhadas
| Foto: Divulgação

Na sequência, sempre na Vila Triolé, às 19h, é a vez de “Yo Soy Américo” com Cami Basterra, da Argentina. A atração internacional do Rolé 2025 apresenta uma personagem inspirada no arquetípico dos bairros latino-americanos. Um dândi cheio de ternura e vendedor de café, que em seu carro ambulante leva a sua história, sua dignidade e muitos objetos cotidianos transformados em elementos acrobáticos. Em um universo de sabores e ritmos latinos, Américo oferece ao público um delicioso café. Resta saber como esse café é preparado. O espetáculo integra clown e comédia física, com recursos de parada de mãos, dança, acrobacias de solo e aéreas, em uma proposta cênica autêntica e ao mesmo tempo bastante popular. O latin lover toma conta da cena e os trejeitos de galã arrancam gargalhadas.

Imagem ilustrativa da imagem Rolé 2025 entra na sua reta final com muitas gargalhadas
| Foto: Divulgação

DOMINGO

No domingo, o Rolé se despede do público com o “Amma Circo Show”, com a Cia. Amma, de Londrina, às 17h. Os palhaços Furebo e Pinduca estão prestes a se apresentar, mas há um pequeno detalhe: Pinduca anunciou um Show de Circo e Furebo insiste que eles não são do circo. Enquanto tentam (des)organizar o show, as duas figuras embarcam em uma divertida confusão sobre pertencimento. No meio de mágicas atrapalhadas, reprises clássicas revolucionárias e números com bambolê, eles descobrem que talvez a maior questão não seja o que os outros esperam deles, mas sim a liberdade de simplesmente ser quem são.

Imagem ilustrativa da imagem Rolé 2025 entra na sua reta final com muitas gargalhadas
| Foto: Divulgação

O encerramento do grande encontro de palhaços fica com “Jerônimo Show” com o Circo Caramba, de Americana (SP), às 19h. No solo de Thiago Sales, o Palhaço Jerônimo, um espetáculo onde vai em cena todo seu talento como músico e artista circense, além de sua habilidade, sua graça, sua destreza, sua audácia, sua beleza e sua elegância. Esta excêntrica figura realmente acredita que é um showman e vai tentar convencer a plateia disso, numa grande aventura artística onde tudo vira brincadeira.

Gerson Bernardes, produtor executivo do Rolé 2025 já ensaia uma avaliação do que foi o evento. “Estamos muito satisfeitos. A equipe toda trabalhou duro e ver tudo acontecendo como imaginamos dá muita alegria. O público tem comparecido, vindo ao encontro dos palhaços e palhaças e esse é o sentido do Rolé. A proposta de ir até os Distritos funcionou , com a recepção sempre calorosa das crianças e dos adultos também. Tudo muito carinhoso", comenta.. De acordo com Bernardes, o encontro realmente aconteceu e a risada é coletiva dentro de uma proposta de circuito cultural. “Temos muitos objetivos, mas esse era o principal. Nos juntarmos para dar risada juntos por que isso faz bem e nos faz parte da humanidade”, completa. (Com assessoria)

SERVIÇO

Rolé 2025: Encontro de Palhaçaria

De 17 a 25 de maio, na Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)

Sábado (24)

17h - Filhas da Fruta (Curitiba) com "Rádio Atalalaia"

19h - Cami Basterra (Argentina) com “Yo Soy Américo”

Domingo (25)

17h - Cia. Amma (Londrina) - “Amma Circo Show”

19h - Circo Caramba (Americana/SP) - “Jerônimo Show”

Gratuito - Classificação Indicativa LIVRE

Patrocínio: Secretaria Municipal da Cultura por meio do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura e Itaipu Binacional.

Apoio: Unimed Londrina, Vila Triolé, LDN Grill, Tarobá FM, CBN Londrina e Mundo Livre FM.

Realização: Aspa - Associação dos Profissionais de Arte de Londrina

mockup