Rolândia Muita animação, chope, música alemã e a deliciosa comida típica essa é a receita, já aprovada em outras edições, para a 15 Oktoberfest de Rolândia (25 km a oeste de Londrina). A expectativa é receber 50 mil visitantes, durante os 10 dias de festa, de 10 a 20 de outubro. A abertura do evento acontece no dia 10, a partir das 20 horas, no Centro Esportivo Emílio Gomes, com a sangria do primeiro barril de chope. No ano passado, foram comercializados cerca de 50 mil litros de chope. Este ano, a caneca da bebida vai custar R$ 2,50.
Marcada pela tradição cultural alemã dos colonizadores de Rolândia, a festa tem como atrações os principais grupos germânicos do país e um show especial com a Banda Ira, no dia 17 de outubro. Além da participação de grupos folclóricos e shows simultâneos no coreto e nos pavilhões, outra atração da Oktoberfest é a degustação de pratos típicos da cozinha alemã: eisbein (joelho de porco), kassler (bisteca de porco), marreco recheado de Santa Catarina, salsicha bock (vermelha e branca), repolho roxo, chucrute, frango, churrasco, acompanhamentos e ainda o tradicional café colonial. No ano passado foram vendidos mais de 9 mil pratos.
Faltando menos de 10 dias para o início da festa, a comissão organizadora, formada por membros dos clubes de serviço, acelera os preparativos. De acordo com o advogado Fabiano Maranhão, presidente da comissão, uma das novidades foi a criação de 10 novos grupos de trabalho dentro da comissão. Segundo ele, além de dar oportunidade para a participação de outros membros, essa medida permitiu maior descentralização da organização da festa.
Segundo Maranhão, outra medida importante foi o corte de gastos com os preparativos da Oktoberfest. ''Dispensamos a contratação até mesmo das assessorias de marketing, imprensa, entre outras, para cortar custos. Também reaproveitamos material do ano passado, além de diminuir as verbas publicitárias'', disse. Ele explicou que essas medidas foram adotadas para garantir maior lucratividade ao final da festa. ''O objetivo do evento é repassar a renda para as entidades assistenciais de Rolândia e região'', argumentou. No ano passado, segundo Maranhão, a arrecadação bruta foi de cerca de R$ 500 mil.

mockup