qLundu Nos tempos coloniais, o Lundu era dançado pelos escravos africanos nos terreiros das fazendas uma dança muito dengosa e rebolada, com tambores e cantos. Com o tempo, o Lundu deixou de ser dançado, e se tornou apenas cantoria acompanhada de instrumentos, ou música só instrumental. E dizem os entendidos que a música popular brasileira começou com o Lundu.
q Maracatu Nação O Maracatu Nação é um cortejo real dançante, onde a música é feita por dezenas de grandes tambores esticados por cordas, chamados bombos ou alfaias, acompanhados de tarol e gonguê (sino de metal). Essa tradição deu origem a vários grupos de dança e música como os Congadas, o Maracatu e o Moçambique.
qCoco Algumas pessoas dizem que a dança do Coco originou-se nos quilombos, que eram comunidades formadas pro escravos negros fugidos. Para se alimentar, os quilombos colhiam entre outras coisas, os cocos que eram muito abundantes nas matas no nordeste. Passavam horas a quebrar cocos, trabalhando em conjunto, e para se distrair cantavam e dançavam no ritmo do quebra-coco.
qCaboclinhos - Perré Caboclinhos são representações das danças indígenas feitas por brasileiros de todas as cores, que pintam o corpo e se vestem com tanga e cocar de penas. Os brincantes marcam o ritmo com as preacas, espécies de arco e flecha que servem como instrumento de percussão.
qCacuriá É uma dança maranhaense muito divertida, em que todos os dançadores imitam os movimentos dos animais, como o passarinho, o jacaré, o jabuti e outros bichos. A música é feita com as caixas do Divino, que são tambores cobertos com pele de animal esticada com cordas.
- Ritmos de Batuque de Umbigada: No Batuque de São Paulo, batuqueiros e batuqueiras se organizam em duas filas, como na quadrilha, e depois de algumas evoluções, pá! - batem a barriga um no outro, isto é, dão a umbigada. Isso acontece ao som de um enorme tambor feito de um tronco de árvore oco, chamado tambu, de um outro tambor menor chamado quinjengue (vejam que o nome é bem africano), das matracas que são dois paus batidos na madeira do tambu, e dos chocalhos chamados guaiás.
(Fonte: Livreto do álgum ''Pé com Pé'', organizado por Paulo Dias)

mockup