Imagem ilustrativa da imagem Ritalino leva palhaçadas ao teatro

neste fim de semana no Ouro Verde
| Foto: Carol Vaccari/Divulgação

Um espetáculo de palhaço disfarçado de show musical. Em “Ritalino e o Quinteto Incompleto”, que estreia nesta sexta feira (2) e segue até domingo (4) no Teatro Ouro Verde, em Londrina, o ator Tiago Marques se une a artistas convidados para exercitar novamente a alegria e a diversão.

Leia mais: Autores paranaenses publicam versos para os dias extraordinários

A montagem tem como mote a afinidade da palhaçaria com a música, através de pesquisas pautadas na relação dessas duas linguagens artísticas. As composições, todas autorais, contam com uma grande variedade de ritmos como o xote, foxtrote, samba, rock, entre outros.

Improvisador, ousado, compositor e sem receio de arriscar, o Palhaço Ritalino (Tiago Marques) agora espera sua banda chegar! Está tudo pronto para o grande espetáculo, com muita música e poucos músicos. As composições brindam a alegria de ser palhaço e as possibilidades de se divertir com as coisas que nos cercam, como os animais de estimação e os bichos que encontramos no nosso dia a dia.

“Tomei gosto de brincar com a música e isso sempre está presente de diferentes maneiras nos meus espetáculos, mas nunca fui músico. Sou um palhaço que se utiliza da música para o riso”, explica o ator Tiago Marques. “Costumo brincar que tudo pode virar tema de música, o palhaço tem a leveza para passar pelos assuntos mais diversos”.

O espetáculo é dirigido por Adriane Gomes, com direção musical e arranjos do músico londrinense Tonho Costa. Também participam do show os músicos Reinaldo Scheffer e André Gião.

Ingresso gratuito

“Ritalino e o Quinteto Incompleto” conta com o patrocínio do Prêmio do Humor e apoio da Casa de Cultura UEL, Projeto de Pesquisa em Ensino "Estudos do Cômico" - MUT – CECA. As sessões na sexta feira (2), sábado (3) e domingo (4), são sempre às 20h. O ingresso é gratuito e pode ser acessado através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/ritalino-e-o-quinteto-incompleto/1692382

Trabalho autoral

Além de ator, Tiago Marques é compositor. Durante a pandemia aproveitou o tempo para criar: “Passei a compor mais e compartilhar as criações com Tonho Costa e Adriane Gomes, que me incentivaram a continuar. Não tenho uma maneira de compor, tenho poucas ferramentas e conhecimentos musicais, mas gosto de dar vazão a criatividade e claro, rir. Tivemos a ideia de montar o espetáculo, pois já tinha um repertório grande e a vontade de compartilhar com os outros era grande.”

Prêmio do Humor

O espetáculo “Ritalino e o Quinteto Incompleto” foi um dos três projetos selecionado pelo Prêmio do Humor, edital de 2021, criado pelo humorista Fábio Porchat. A comissão julgadora composta por artistas, críticos e personalidades escolheu os projetos e cada um deles recebeu o patrocínio de R$ 80 mil para montar e apresentar as peças ao público em 2022.

“É muito difícil subsidiar a criação de um espetáculo novo. A indústria da arte pode movimentar muito dinheiro e empregar diversos profissionais, mas muitas vezes, produções independentes, com artistas fora do circuito chamado comercial têm mais dificuldade de viabilizar seus nascimentos. Por isso é de extrema importância iniciativas como a do Prêmio do Humor que permitiu o nosso retorno ao mercado de trabalho após o difícil período pandêmico.”

Trajetória

Tiago Marques é paulistano. Veio à Londrina para cursar Artes Cênicas na UEL, se apaixonou pela cidade e aqui ficou e casou. Estudou circo e trabalhou com muitos palhaços e palhaças da cidade. Atuou por dez anos no Plantão Sorriso e se afastou do grupo para dedicar ao mestrado na UNICAMP. Em Londrina criou o primeiro espetáculo solo: "O Melhor Show do Mundo... na minha opinião".

Depois iniciou novos trabalhos, como "In Concertina", "O AstroLábia" e "O Carteiro", que seguem em repertório. Participou como elenco e como convidado em espetáculos de outros grupos e neste ano estreou na direção de espetáculos. Já se apresentou em outros cinco países graças ao nariz vermelho.

Serviço:

Espetáculo “Ritalino e o Quinteto Incompleto”

Quando: sexta feira (2), sábado (3) e domingo (4)

Onde: Teatro Ouro Verde

Horário: 20h

Ingresso: gratuito

Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/ritalino-e-o-quinteto-incompleto/1692382