Nelson Sato
De Londrina
Um escrete de colaboradores que inclui nomes como o fotógrafo Bob Wolfenson, o artista plástico Guto Lacaz, o cantor e poeta Arnaldo Antunes, o publicitário Nizan Guanaes, a cenógrafa Daniela Thomas e o apresentador de TV Marcelo Tas espalha suas impressões sobre o País.
‘‘Fizemos um novo manifesto antropofágico: vomitamos o que engolimos’’ – anunciam os editores da revista ‘‘Big’’, no número especial dedicado ao Brasil que acaba de chegar às bancas. A revista mostra a diversidade da cultura pátria, capturando fragmentos do Brasil contemporâneo através de 35 trabalhos visuais.
‘‘Big’’ está na 25ª edição, mas é a primeira Big Brazil, que terá periodicidade anual. A revista é bimestral. Circula há 1 ano e meio por aqui. É voltada para fotografia, design, moda e comportamento. É um dos títulos mais chiques publicados no mercado internacional.
Emblemática da era da globalização, é produzida em Nova York e impressa em Madri com cada número sendo feito por uma equipe diferente. A mesma edição distribuída no exterior é a que chega por aqui. A diferença fica por conta dos anúncios publicitários e de um encarte em português com a tradução das matérias. As edições são, em geral, monotemáticas.
Há dois números, a revista destacou a modelo brasileira Gisele Bundchen. Mas todas as fotos eram de profissionais europeus. Desta vez, todas as páginas são assinadas por colaboradores locais, que foram escolhidos pelo designer e artista gráfico Rico Lins, a quem coube a tarefa de desenhar e editar a publicação.
Os temas eleitos pelos artistas são os mais variados incluindo desde um registro fotográfico dos ‘‘pratos-feitos’’ de quatro regiões do País a um mosaico fotográfico dos bastidores do carnaval carioca (focalizando os preparativos da escola de samba do Salgueiro) passando pelos cybermanos (os clubbers da periferia), os pertences dos sem-teto que habitam os viadutos de São Paulo, as imagens televisivas do horário político eleitoral, a exuberância da Bahia, o cerimonial do maracatu em Pernambuco e outras visões.
Big Brazil chega ao público em edição bilíngue (inglês e português) circulando nas bancas a R$ 25,00.

mockup