O jornalista londrinense Carlos Costa está em Londrina especialmente para o lançamento da obra "Manuel de Araújo Porto-Alegre: um artista fora do foco". Reconhecido como professor de História da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e especialista na história da imprensa brasileira, atuou como editor de revistas como Playboy, Quatro Rodas e Elle Brasil, da Editora Abril.

Vivendo e trabalhando em São Paulo, atualmente Costa atua na orientação de mestrandos dedicados a compreender "O Futuro das Profissões" e exalta todas as possibilidades de quem é formado em Comunicação - e as tantas tarefas que pode desenvolver e prosperar. "Estou em uma fase de extrema felicidade". O escritor refere-se ao universo produtivo da Cásper Líbero e cita colegas como Marcelo Silva. "Domina o assunto das plataformas digitais e a algoritimização da vida", enfatiza.

Carlos Costa escreveu a biografia de Manuel de Araújo mostrando a construção de sua identidade
Carlos Costa escreveu a biografia de Manuel de Araújo mostrando a construção de sua identidade | Foto: Gustavo Carneiro

Com a mesma propriedade que cita os colegas de trabalho, recorda com extremo respeito os que fizeram parte de sua formação. Estudou no Colégio Benjamin Constant e professores como Maria Benedita Pinho e Janina Corso são citadas como referências de sua formação. Corso estará no lançamento do livro, que será nesta terça (4), às 19 horas, na Livraria da Vila. A obra é uma biografia e vai além de apresentar Manuel Araújo de Porto-Alegre como pintor. "O meu trabalho é diferente porque não trata da pintura, mas do historiador, teatrólogo, professor da Escola de Belas Artes, poeta, pintor de cenas históricas, arquiteto e decorador do Brasil Imperial."

Editado pela Alameda Casa Imperial, o título é um fruto da tese de doutorado de Costa, "A Revista no Brasil do século XIX: a história da formação das publicações, do leitor e da identidade do brasileiro" e, ao contrário da crítica de Herman Lima, o autor defende: "Não, Manuel de Araújo Porto-Alegre não foi um artista medíocre". A pintura "Floresta Brasileira", de 1853, é um exemplo para o autor, que reforça o impressionismo da imagem.

A produção do livro levou dois anos e antes de inciar o trabalho, Carlos Costa leu "A Sociologia de um Gênio", de Norbert Eliasque, que faz uma análise da genialidade de Mozart. Para ele, ver o conteúdo reunido nas 243 páginas é como vencer um desafio e poder compartilhar da vida e obra de um dos principais artistas do período romântico. O artista de múltiplos talentos é reverberado no livro, assim como seu legado. Com prefácio de Isabel Lustosa, a obra aborda a missão de construir uma identidade nacional à época, os rótulos imputados ao biografado, sua trajetória e seus tantos pseudônimos: Tibúrcio do Amarante, Barão de Santo Ângelo e Pitangueira. Manuel, é múltiplo.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

Lançamento: "Manuel de Araújo Porto-Alegre: um artista fora do foco", de Carlos Costa

Quando - terça-feira (4), às 19 horas

Onde: Livraria da Vila- Shopping Aurora ( Av. Ayrton Senna da Silva, 400 Lojas 6 e 7)

Quanto: R$ 48