Retratos da opressão
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de fevereiro de 2009
Rodrigo Juste Duarte<br> Equipe da Folha 
Entre os anos de 2006 e 2007, o casal de fotógrafos Milena Costa e Pedro Vieira realizaram a expedição ''Da América para as Américas'', em que passaram por 15 países, fotografando e entrevistando os povos locais. Um dos resultados deste trabalho é a exposição ''Expressões Americanas'', que será inaugurada nesta quinta-feira na Sala Theodoro De Bona, do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), em Curitiba.
Segundo os autores, as obras pretendem discutir e documentar de que maneira os povos latino-americanos lidam ou reagem diante das formas de opressão em seu cotidiano. ''Tivemos a idéia de fazer esta viagem quando estávamos morando nos Estados Unidos a trabalho. Líamos muitas notícias sobre problemas políticos no México, durante as eleições. Chegando lá, tivemos uma idéia melhor. O Sul do país é extremamente militarizado. Fomos abordados diversas vezes pelas forças armadas de lá'', relata Milena, que presenciou um conflito armado em Oaxaca, cidade próxima ao estado de Chiapas, onde se concentra o movimento Zapatista.
A partir dos EUA, seguiram uma rota terrestre que passava por México, Cuba, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Brasil. Além de fotografar, durante este trajeto, eles filmaram várias entrevistas com as populações locais, que resultavam em matérias que eram publicadas na revista brasileira Carta Maior.
As fotos exibidas no MAC não mostram rostos. ''Elas mostram situações do coletivo, com uma conotação mais política. Na Argentina, por exemplo, fotografamos uma passeata pelos desaparecidos durante a ditadura militar. Nesta ocasião fotografamos os rostos dos desaparecidos estampados nas faixas de protesto. Também há muitas fotos de grafites e pixações que expressam aquela situação'', exemplifica.
Serviço
- Exposição fotográfica ''Expressões Americanas''
Quando - Abertura na quinta-feira, às 18h30. Em cartaz até 29 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 16h
Onde - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC (R. Emiliano Perneta, 29), em Curitiba
Mais informações - (41) 3222-5172


