RESUMO DE NOVELAS
Malhação
(Globo, às 17h15)
Segunda (31/01) Betina diz a Bernardo que ele tem de se casar com Jaque. Betina pede que Bernardo deixe que ela converse com a amiga. Juliana abraça Pedro e o deixa sem graça. Amanda lê o texto da peça errado várias vezes. Júlio César descobre que seu táxi foi encontrado. Vivi percebe que Natasha está interessada em João, mas não quer admitir. Pasqualete decide contratar um estagiário para ajudá-lo a administrar o colégio.
Terça (01/02) Bel conta para Marley que Amanda só entrou na peça para se aproximar de Léo. Rafa decide conquistar a confiança de Marcão para conseguir namorar Kitty. Letícia sugere que Gustavo se candidate para a vaga de estagiário no Múltipla Escolha. Jaque diz a Rita que Bernardo não vai querer casar com ela, mas não explica por quê. Cabeção garante a Miyuki que vai ficar mais maduro, mas ela não acredita. Betina diz a Kitty que vai fazer com que Bernardo a esqueça.
Quarta (02/02) João fala para Natasha que quer ficar em paz com ela e a convida para um show de rock. Jaque se recusa a atender um telefonema de Bernardo e confessa para Rita que está com medo de que ele termine tudo com ela. Pasqualete elogia o trabalho de Gustavo. Jaque fica triste, mas não desiste de fazer com que Bernardo goste dela. Marcão descobre que Rafa está tentando lhe agradar porque está interessado em Kitty.
Quinta (03/02) Bernardo fica furioso ao ver Betina com Léo. Horácio abre a porta do ateliê e acusa Cida de espioná-lo, mas ela garante que estava apenas catando migalhas no chão. Download aconselha Bernardo a esquecer Betina, mas ele diz que não consegue. Natasha se arruma toda para seu encontro com João, mas ele aparece no Giga com outra menina. Betina fala para Bernardo que está namorando Léo.
Sexta (04/02) Natasha pede a ajuda de Pedro para se vingar de João. Bernardo faz questão de ir ao médico com Jaque, deixando-a radiante. Cida encontra o ateliê de Horácio destrancado e resolve entrar e ver o que há lá dentro. Amanda acusa Natasha de gostar de João, apesar de implicar com ele. Bernardo comenta com Download que sua decepção com Betina o fez tomar uma decisão. Bernardo pede a mão de Jaque em casamento.
Como uma Onda
(Globo, às 18 horas)
Segunda JJ fala para Daniel se afastar de Nina. Robusto conta para Sandoval que encontrou uma pista. Lenita exige que JJ impeça Daniel e Nina de serem padrinhos de Rosário. Floriano vê JJ na igreja e diz que não vai se casar com a presença dele. Nina explica que o povo da aldeia não gosta de JJ, surpreendendo Sinésio e Mariléia. Floriano e Rosário se casam. Encarnação revela a Rubico que ela e Sandoval são seus pais.
Terça Rubico chora muito. Daniel convence Nina a contar toda a verdade sobre JJ a Sinésio e Mariléia. Rubico pede que Gigi e Frank chamem Sandoval para falar com ele. JJ manda seus seguranças procurarem Rubico. Sandoval avisa que não vai deixar Rubico nem mais um minuto com JJ. Samuca, Quebra-Queixo e Querubim se oferecem para ajudar Sandoval.
Quarta Encarnação diz a JJ que ele vai ter que aguentar as consequências, pois provocou Sandoval. Sandoval é preso. Sinésio diz a Mariléia que está começando a acreditar que JJ não é quem eles pensavam que fosse. Mariléia fala para Nina que JJ estava certo em defender Rubico de Sandoval. Nina revela que Rubico é filho de Sandoval, deixando Mariléia e Lenita pasmas.
Quinta Sinésio pede que Sandoval lhe conte tudo o que sabe sobre JJ. Sandoval conta para Sinésio que foi JJ o culpado pelo acidente. Frank e Gigi animam Rubico, dizendo que ele deveria ficar feliz por ter pai e mãe. Lavínia vai ver Sandoval na cadeia e pede que ele não faça nada que possa prejudicá-lo. Lenita avisa JJ que Nina e Sinésio estão conversando. Daniel revela a Sinésio que ele e Nina estão apaixonados.
Sexta Sinésio se tranca no escritório para estudar o caso. Nina pede perdão a Daniel por ter sido fraca e ter aceitado se casar com JJ. Samuca mergulha em busca do tesouro. Sinésio confessa a Daniel que está muito decepcionado com JJ e pergunta se o que ele sente por Nina é amor de verdade. Frank leva Rubico para sua casa e pede que Abigail o deixe ficar ali. Sinésio conta para Prata que precisa voltar a trabalhar.
Sábado Sinésio diz a Daniel que acha que os contratos de exportação são a chave do problema e os manda pegá-los na empresa. Pedroca parte para o Rio em seu barco. Abigail fala para Rubico que ele terá que voltar para casa. Gigi se sente culpada por mentir para Nina, mas Frank avisa que eles só podem contar onde Rubico está para Sandoval. Rubico avisa Bartô que veio morar com ele.
Começar de Novo
(Globo, às 19 horas)
Segunda Miguel acorda do desmaio e garante a Letícia que está se sentindo bem. Sonya insiste para que Elvira revele quem a ameaçou, mas ela se recusa e desaparece. Artur sai sem Carmem mais uma vez, deixando-a chateada. Miguel dá a Letícia a aliança que foi de sua mãe. Lucrécia percebe e fica furiosa. Sonya pede que Miguel ajude Elvira. Miguel conhece Estevão, o novo delegado de Ouro Negro.
Terça Ademar explica para Miguel que Moacir foi transferido por causa de sua má conduta. Miguel explica para Sonya que precisa conhecer Estevão melhor para saber de que lado ele está. Gigi faz um café-da-manhã exótico para Pedro, que fica irritado com as confusões dela. Maria e Betinho começam sua participação no campeonato de surfe. Carmem diz a Artur que nunca se sentiu tão sozinha, deixando-o culpado. Joana acusa Elvira de destruir a vida de Moacir.
Quarta Joana fala para Xavier que não acredita que Elvira estivesse sendo chantageada. Betinho ganha o campeonato de surfe em sua categoria. Gigi fica irritada com as implicâncias de Pedro e o acusa de não saber aproveitar as coisas boas da vida. Rico pede a Murilo para se mudar com Linda para a república e ele concorda. Júlia lembra do fora que Pedro lhe deu e fica triste, mas Kiko, Pepê e Dudu a consolam.
Quinta Estevão diz a Ademar e Lucrécia que é de uma família rica e tornou-se delegado apenas por passatempo. Gigi tropeça e cai no colo de Pedro. Maria se despede de Pedro e vai embora de Ouro Negro. Doidão conta para Miguel que Doidona encontrou a escritura da casa de Lucrécia em seu nome. Carlos percebe que Pedro está interessado em Gigi, mas ele não admite. Mário tem uma briga com Aída e decide se mudar para a casa de Olavinho. Estevão fala russo com Dimitri, deixando-o pasmo.
Sexta Miguel observa Estevão, tentando descobrir se pode confiar nele. Letícia conta para Joana que Miguel vai proteger Elvira, deixando-a contrariada. Betinho é grosseiro com Dandara. Dandara sente uma tontura e quase cai. Carlos pede dinheiro emprestado para um agiota e garante que vai pagar no prazo. Gigi fica muito perturbada ao saber que Johnny ligou para ela. Aída exige que Olavinho lhe devolva Mário.
Sábado Aída avisa Mário que vai lutar por ele na justiça. Lucrécia não quer que Mário more em sua casa e convence Lúcia a achar o mesmo. Pedro fala para Gigi que não quer que ela faça bagunça em sua casa e pede que ela dê aulas de inglês em outro lugar. Carmem fica com ciúmes ao saber que Júlia talvez se torne o par romântico de Artur num seriado. Miguel pergunta a Ana se foi ela quem colocou a escritura no baú de Doidona. Isadora cai da escada e sente dores fortes.
A Escrava Isaura
(Record, às 19 horas)
Segunda Malvina esfria as algemas de Isaura com água. Álvaro e Tomásia se despedem de Perpétua. Rosa canta para Sebastião dormir. Belchior e Francisco continuam com a festa na casa-grande. Violeta tenta arrancar confissões de Dr. Paulo. Leôncio, Malvina e Isaura chegam à fazenda. Leôncio maltrata Isaura. Leôncio diz a Isaura que ainda a deseja.
Terça André e Álvaro planejam dar fuga a Isaura. Pedrinho sente falta de Isaura. Bernardo e Henrique continuam garimpando. Tomásia vai visitar Miguel na cadeia. Malvina lê uma poesia para Leôncio, que se irrita. Leôncio bate em Isaura. André vai a fazenda de Leôncio conseguir notícias de Isaura. Dr. Paulo conta a Rosa que Isaura está com Leôncio. Leôncio ameaça desfigurar Isaura. Álvaro convence Belchior a dar notícias de Isaura.
Quarta Álvaro pede a Belchior que avise Isaura de que ele está na casa da Condessa de Campos. Leôncio dá um tapa em Isaura. Dr. Paulo beija Rosa. Branca e Geraldo se despedem de Estela e seguem viagem para Campos. Miguel conversa com Coqueiro, presidiário condenado a morte. Leôncio desconfia que Álvaro esteve em sua fazenda. Henrique descobre uma mina de diamantes. Leôncio diz a Isaura que prepara uma arapuca para Álvaro
Quinta Belchior vai a casa de Tomásia contar o que acontece na fazenda de Leôncio. Álvaro aproveita a situação e pede que o jardineiro entregue uma carta para Isaura. Rosa discute com seu pai. Leôncio obriga Isaura a novos trabalhos. Leôncio vai até a senzala e se depara com Isaura após seu banho. Isaura pede a Belchior que avise sobre o leilão para Álvaro. André encontra Rosa que lhe pede para ajudá-la a fugir para o quilombo.
Sexta Leôncio pede para Francisco pensar em algo que cancele o leilão. Coronel Sebastião é informado sobre o leilão. Rosa fica com inveja de Isaura. Henrique e Bernardo descobrem que o comprador de diamantes está na cidade. Dr. Paulo pensa em comprar Isaura caso ele receba o dote. Leôncio diz que não vende Isaura para Álvaro. Depois de duas semanas desacordado, Diogo acorda ao lado do índio que cuidou do seu ferimento perto do coração.
Sábado Leôncio acorrenta Isaura. Malvina flagra Leôncio tentando se aproveita de Isaura. Henrique chora pelo amor de Isaura. Álvaro e Tomásia pensam em alguém para representá-los no leilão de Isaura. Branca ameaça Isaura. Tomásia solicita escolta para ir ao leilão. Sebastião, Paulo, Henrique e Bernardo chegam para o leilão.
Alegrifes e Rabujos
(SBT, às 19h30)
Segunda Helga, fazendo-se passar por Teresa, informa a polícia sobre a morte de Antônio. Angélica conta a Bruno que Antônio morreu em um acidente aéreo. Sofia diz a Angélica que pressente que seu pai está vivo. A senhorita Sarmento diz a Aurélio que em razão da morte Antônio levará Allison, Estevão e Sofia com ela. Helga pede a seus ajudantes que levem embora o medalhão.
Terça Bruno diz a Angélica que o acidente sofrido por Antônio foi provocado por Helga. Elvira conta a Matias que conseguiu um emprego para ele. No orfanato, as crianças recebem mal Allison e tentam pegar o medalhão de Sofia. Afonso e seus amigos planejam resgatar Allison, Sofia e Estevão. Helga pede a seus ajudantes que levem os medalhões de Sofia e Aurélio. Antônio começa a reagir e um casal conta a ele onde está.
Quarta A diretora do orfanato castiga Sofia, Allison e Estevão. Chon impede que os ajudantes de Helga levem as chaves, o medalhão e o relógio de areia. Angélica e Bruno decidem se casar para adotar Sofia e Estevão. Santiago se oferece para ser o administrador de Matias. Henrique mostra a Bruno o jornal onde aparece a foto de Polo. Tina aceita namorar Pablo. Bruno recebe a ajuda de um detetive para tentar encontrar Antônio. Helga consegue abrir o cofre.
Quinta Bruno comenta com Afonso que acaba de descobrir o paradeiro de Antônio e pede que o ajude a resgatá-lo. Helga rouba do cofre o livro do alquimista e depois tira os sapatos invisíveis. A diretora tranca Sofia, Estevão e Allison em uma jaula. Aurélio descobre que Helga tem em seu poder o livro do alquimista. As crianças direcionam contra ela os raios de seus medalhões. Nayeli consegue recuperar o livro do alquimista.
Sexta As crianças tentam, mas não conseguem destruir o livro do alquimista. Chon diz a Teresa que aceitou se casar com Consuelo. Flor, ao perceber que não conseguiu emagrecer, sofre um desmaio. Sofia fica desesperada ao perceber que seu irmão está com febre. Aurélio descobre que só Sofia pode destruir o livro do alquimista. Angélica leva Chon até o cartório. Elvira se surpreende ao ver Matias chegar para o casamento de Consuelo.
Esmeralda
(SBT, às 20h15)
Segunda Lúcio procura Sabiá para ter notícias de Esmeralda. José Armando não consegue esquecer Esmeralda. Graziela arruma as malas. Fátima está feliz com a partida. José Armando quer saber se Firmino tem notícias de Esmeralda. Graziela ouve Adrian cantar. Graziela se despede de Adrian. José Armando pede que Adrian lhe dê notícias de Esmeralda.
Terça Esmeralda está ressentida com José Armando. Branca pede a Margarida para separar roupas para o orfanato. Betânia chega apressada e conversa com Socorro. Socorro acha melhor esperar para alugar o quarto. José Armando diz que não descansará até encontrar Esmeralda. Esmeralda diz a Piedade que quer ter seu filho. Joana conta para Lúcio que Esmeralda foi embora.
Quarta Ciro acha que Januário está bebendo muito. Graziela pede a José Armando para não perder as esperanças. Esmeralda fica entusiasmada com a aula de alfabetização. Fátima consegue convencer Rodolfo que ela deve ir ao orfanato. Álvaro critica a atitude de José Armando e diz que cuidará de Esmeralda. Graziela desmente Fátima perante Rodolfo. Esmeralda quer devolver todo o dinheiro para José Armando.
Quinta Branca diz a Esmeralda que José Armando a ama. Luiza comenta o beijo com Adrian e ele a manda esquecer. Branca conta que encontrou Esmeralda e discute com Rodolfo. Branca conta para José Armando que encontrou Esmeralda e ele sai nervoso. Esmeralda está temerosa de que José Armando a encontre. Joana vê Fátima saindo do cartório e entra curiosa.
Sexta Esmeralda pede a José Armando que a deixe e chora. José Armando também chora e diz a Esmeralda que a ama como nunca amou ninguém. Florzinha fica triste com a partida de Adrian. Sabiá quer mostrar a carta de Esmeralda para Firmino. Luiza não quer que Adrian parta. Adrian se despede de Luiza dizendo que ela vai ter alguém que a ame. Branca faz compras para Esmeralda e o bebê.
Sábado Januário agride Dionísio e rouba o cavalo. Rodolfo vai procurar Esmeralda. Esmeralda não concorda em abandonar seu filho. Fátima quer conquistar a confiança de Esmeralda. Branca quer cuidar de Esmeralda e do neto. Florzinha se desespera ao saber de Januário e Dionísio. Graziela confunde um rapaz com Adrian. Adrian vai procurar Graziela.
Senhora do Destino
(Globo, às 21 horas)
Segunda Giovanni pergunta a seus conhecidos se eles sabem algo sobre o sequestro de Maria Eduarda. Daiane pede que Bianca não conte para Bruno que ela está grávida, explicando que não quer que Reginaldo saiba. Maria Eduarda passa a noite no matagal. Edgard pede um empréstimo no banco para ampliar a adega de seu restaurante. Reginaldo exige mais notas fiscais de Angélica, deixando-a desesperada.
Terça Maria Eduarda anda pelo matagal, completamente perdida. Leonardo e Viriato gritam por Maria Eduarda. Dirceu comenta com Rodolpho que está cheio de dívidas, mas está confiante de que Sebastião vai pagá-las depois que vender o quadro. Viviane encontra com Daiane e a provoca. Leonardo se afasta do grupo e acaba encontrando Maria Eduarda. Eleonora e Jenifer decoram seu apartamento. Guilhermina garante a Dirceu que não vai permitir que o Diário de Notícias volte a circular e eles acabam discutindo.
Quarta Maria do Carmo conta para Gisela que Maria Eduarda e Leonardo estão conversando. Cláudia decide olhar os arquivos da farmácia e obter uma prova de que o remédio de José Carlos não havia acabado na noite em que ele morreu. Sebastião estranha que Guilhermina não tenha tentado impedir a venda do quadro. Giovanni aprova as decisões que Flaviana tomou em seu lugar e diz que vai indicá-la para um cargo na direção da escola de samba. Thomas vê Nalva sambando.
Quinta Nazaré vê Cláudia e expulsa Josivaldo e Edmundo. João Manoel pede a mão de Regina em casamento e Sebastião, contrariado, acaba concedendo. Venâncio sugere que Constantino se case logo com Rita e ele gosta da idéia. Alberto fala para Shirley que não está arrependido de tê-la beijado e se declara para ela. O leilão do quadro de Sebastião começa, mas Guilhermina o interrompe.
Sexta Guilhermina afirma para o leiloeiro que o quadro é seu. Laura diz a Gisela que Sebastião pretende continuar a trabalhar como motorista mesmo depois de ficar milionário. Dirceu não sabe como vai fazer para pagar suas dívidas sem o dinheiro do quadro. Cláudia pede a ajuda de Maria do Carmo para provar que Nazaré matou José Carlos. Eleonora lembra da carta de Josefa que Janice guardou. Isabel diz a Maria do Carmo que Nazaré matou José Carlos.
Sábado Janice se dá conta de que a carta que possui prova que Sebastião é dono do quadro e fica sem saber o que fazer. Cláudia diz para Isabel que agora elas sabem que Nazaré teve um motivo para matar José Carlos, o que vai ajudar a incriminá-la. Dirceu fala para Aretuza que vai ser obrigado a dispensá-la e avisa que vai vender seu apartamento para tentar saldar suas dívidas. A Unidos de Vila São Miguel se prepara para entrar na avenida.
Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora.Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições





