Vozes londrinenses e alemãs se reúnem nesta semana para interpretar uma peça rara de um dos mais importantes compositores eruditos de todos os tempos. Trata-se de "Ein Deutsches Requiem", escrito por Johannes Brahms. A obra será interpretada pelo Coral da Kantorei "St. Michael", da cidade de Jena (Alemanha), Coral da Kantorei "St. Peter", do município de Sonneberg (Alemanha) e Coral de Regentes e Professores de Música de Londrina. O programa faz parte de dois concertos que acontecem terça-feira, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Londrina; e na quarta-feira, às 20 horas, na Igreja Matriz São José, em Rolândia. O evento contará ainda com a participação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), da soprano alemã Elaine Boniolo e do barítono americano radicado em Londrina Christopher Whitt.
Os concertos integram a programação do Festival Unicanto de Corais de Londrina. "Estamos retribuindo o convite dos corais que nos recepcionaram na viagem que fizemos à Alemanha no ano passado. É também uma forma de convidar outros corais a participarem da 22ª edição do festival, programado para acontecer em novembro", afirma o maestro José Mário Tomal, coordenador do evento.
Ele destaca que as apresentações em Londrina e Rolândia reunirão 109 músicos e cantores. "Será uma grande oportunidade do público conhecer o requiem de Brahms, que é muito pouco executado se comparado ao composto por Mozart ou Verdi, isto por ter sido elaborado na língua alemã ao invés das tradicionais composições do gênero escritas em italiano ou latim. Além disso, teremos a participação de 58 coralistas vindos da Alemanha. Eles acabam de se apresentar na cidade de Jena e após retornarem de Londrina farão concertos da mesma peça em Berlim", salienta ao informar que concerto em Londrina será regido pelo maestro Martin Meier e o de Rolândia pelo maestro Martin Hütterott, ambos renomados musicistas da Alemanha.
Tomal também destaca a participação dos solistas dos concertos. "Teremos a presença da soprano Elaine Boniolo, que é natural do Espírito Santo, mas mora há muitos anos na Alemanha. E do barítono Christopher Whitt, que nasceu nos Estados Unidos e reside em Londrina. Outro destaque é o coral que formamos com regentes de todos os coros de Londrina para executar o programa juntamente com os coros da Alemanha", ressalta.
O maestro londrinense explica que a escolha da cidade de Rolândia para a apresentação de um dos concertos de deve à colonização alemã da cidade. "Quando participaram do Festival Unicanto de Corais no ano passado, os alemães ficaram encantados com a acústica da Igreja Matriz de Rolândia, que se aproxima muito do padrão europeu. E para chegar o mais próximo possível desta qualidade utilizaremos equipamentos de sonorização na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Londrina. Em cada igreja teremos capacidade para receber um público entre aproximadamente 800 e mil pessoas", informa.

SERVIÇO

"Ein Deutsches Requiem"
Quando e Onde – Terça-feira, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (R. Dom Bosco, 55 – Londrina).
Quarta-feira, às 20 horas, Igreja Matriz São José (Av. dos Expedicionários, S/N - Rolândia).
Quanto – Entrada gratuita

mockup