Elisa Marilia Carneiro
De Curitiba
A sincronicidade de som, luz e vídeo; da rádio-novela, clown e arlequino fazem da peça ‘‘Replay’’, do diretor Gabriel Villela, um musical de efeitos virtuais e de exercício de estilos. A estréia nacional acontece hoje em Curitiba, no Teatro Guaíra, às 21h30, dentro da programação do Festival de Teatro.
O personagem aos 50 anos (Raul Gazolla) encontra ele mesmo aos 20 anos (Cláudio Fontana) e passa a rever sua vida que teve momentos de conservadorismo e de displicência intensos. O amadurecimento acontece com outro encontro: da sua alma feminina, por intermédio das cinco mulheres que marcaram sua vida (Vera Zimmermann). Os amigos funcionam como um coro.
Replay, função do aparelho de televisão que permite rever os momentos mais intensos e os gols de um jogo de futebol, é usado para repetir as lembranças em oito sketches apresentando o inventário emocional e afetivo do protagonista.
As mulheres conduzem o espetáculo e promovem uma revisão de vida, buscando a conciliação entre o passado e o futuro. O futebol é usado como uma metáfora do jogo da vida, numa montagem não linear, nem realista.
Usando o exagero possibilitado pela técnica de clown e arlequino, Gabriel Villela, faz a triangulação com a platéia durante todo o espetáculo. ‘‘A peça é de efeitos especiais, montada em cima do talento dos atores’’, define o ator Raul Gazolla.
O cenário de ‘‘Replay’’ é um picadeiro com uma enorme janela, com vídeo no centro e outras tantas janelas ao redor. O mundo virtual entra em cena auxiliado pelo LCS - Level Control System - equipamento em uso pela primeira vez em teatro no Brasil, nesta peça.
Usado na Broadway, o LCS permite o controle perfeito dos oito pontos espalhados pela sala. ‘‘Isso possibilita ao diretor e atores uma mobilidade quase ilimitada. Os microfones sem fio, passam para a platéia toda a energia dos atores. Fica fácil suscitar o imaginário através do sentido auditivo’’, conta o músico André Geraissati, responsável pela introdução do equipamento no teatro brasileiro.
Depois de Curitiba, a peça abre temporada no Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo, dia 31 de março. Vai para o Rio de Janeiro e segue para o Brasil e o mundo afora. O texto é do escritor gaúcho Max Miller, que estréia no teatro.
FICHA TÉCNICA
Autor: Max Miller
Direção: Gabriel Villela
Elenco: Raul Gazolla, Cláudio Fontana, Vera Zimmermann, Matheus Carrieri, Fernando Neves, Leopoldo Pacheco, que também assina como cenógrafo, Marcello Boffa e Maria do Carmo SoaresO futebol aparece como metáfora no espetáculo dirigido por Gabriel Villela e que estréia hoje no festival de teatro
DivulgaçãoMárcio ScatrutCena de ‘‘Replay’’: os clowns estão presentes no espetáculo que também conta com efeitos virtuais