Você aprecia a cultura britânica? Sente-se próxima do Reino Unido pelas particularidades que unem Londres a Londrina?

Ou simplesmente tem interesse nas relações entre países ou sonha com a carreira diplomática?

LEIA MAIS

Primeira cabine literária é inaugurada em Londrina

Em qualquer um dos casos, saiba que a Embaixada do Reino Unido está com inscrições abertas para o concurso cultural “Embaixadora por um Dia” no Brasil. O objetivo da ação é promover a participação de mulheres nas principais agendas diplomáticas internacionais, incentivando jovens brasileiras a se tornarem líderes e agentes de mudança. As interessadas em participar deverão postar um vídeo com duração máxima de um minuto e meio dizendo por que gostariam de se tornar "Embaixadora por um Dia."

Inscrições estarão abertas até 23 de outubro. O edital completo está disponível neste link

O concurso é voltado para mulheres cis e transgênero e pessoas não-binárias que se identifiquem com pronomes femininos com idades entre 15 e 29 anos de idade. Candidatas de qualquer região do país poderão participar. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação serão cobertas pela Embaixada para que a candidata escolhida possa ir a Brasília (junto de um acompanhante, caso a mesma ainda não tenha completado 18 anos de idade).

A jovem escolhida terá a oportunidade, durante um dia da semana que vai de 7 a 11 de novembro, de acompanhar a Embaixadora Interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, em diferentes atividades, como:

· Conhecer o trabalho diplomático do Reino Unido no Brasil;

· Colaborar em atividades com a equipe da Embaixada para igualdade de gênero;

· Receber tutoria com ex-bolsistas Chevening, programa de bolsas de mestrado no Reino Unido;

· Divulgar projeto ou iniciativa na área de gênero em que esteja envolvida nos canais de mídia social da Embaixada.

MULHERES NA DIPLOMACIA

Atualmente, com mulheres ocupando 30% dos cargos de Chefe de Missão ao redor do mundo e 42% dos cargos na diplomacia, o Reino Unido se empenha em apoiar a participação feminina em espaços de liderança e tomada de decisão e em diminuir as lacunas de direitos entre homens e mulheres.

Sobre esta iniciativa, a Embaixadora Interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, destacou: “Como mulher e diplomata, conheço bem as dificuldades que enfrentamos no caminho para chegar a posições de liderança. Para nós, é muito importante apoiar o aumento da presença feminina em diversos espaços e contextos. Com este concurso cultural, esperamos inspirar mais jovens brasileiras a dedicar seu talento e força de vontade à geração de mudanças sociais positivas e ajudá-las a se capacitar para isso.”

A Embaixada do Reino Unido encoraja a candidatura de jovens e adolescentes negras, indígenas, PCD, integrantes da comunidade LGBTQIA+ e de outros grupos subrepresentados.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link