Reinaldo Bessa - Curitiba




Fotos Kraw Penas

Prefeito Cássio Taniguchi, Luc-Alexandre Ménard (com a comenda da Ordem do Pinheiro) e Governador Jaime Lerner, no elegante jantar de terça-feira no Graciosa


Embaixador Jairo Coelho, do Itamaraty, chefe do escritório do Itamaraty no Paraná


Lerner, Luc-Ménard e Eduardo Guimarães, secretário de Relações Internacionais do Governo do Estado


O gentil e simpático casal Alex e Anna Emília Beltrão. Na quarta-feira, ele comemorou 75 bem vividos anos com almoço ao lado dos amigos Eduardo e Lélia Virmond, Laurinha Almeida, Heloísa Caron, Vera Beltrão, Zilda Fraletti Rubbo, Leônidas Bório, que veio especialmente do Rio de Janeiro, e Pretextato Taborda Ribas Neto (chefe da Casa Civil do Governo do Estado). O cardápio, pato com vitela, foi preparado com receitas da Provença


Christiane Ménard (sra. Luc-Ménard) e Ingrid Feil (sra. Nicolas Feil, presidente da Audi/Volkswagen), trocaram impressões sobre Curitiba no jantar da Renault


Gilles Lavassor vai comandar a nova fábrica da Renault em São José dos Pinhais, que vai produzir motores para a montadora e para outras marcas mundiais




Regado a caipirinha
A Renault do Brasil S/A promoveu terça-feira um exclusivo jantar para 150 pessoas no Graciosa Country Club. O evento teve dois objetivos: comemorar o lançamento da pedra fundamental da fábrica de motores da montadora, em São José dos Pinhais, cujo investimento é de US$ 120 milhões, e para que o governador Jaime Lerner pudesse, finalmente, entregar a Ordem Estadual do Pinheiro, no grau Grã Cruz, concedida em dezembro, ao presidente da empresa e diretor geral para o Mercosul, Luc-Alexandre Ménard. Mostrando que estão bem adaptados aos trópicos, os franceses trocaram o uísque pela brasileiríssima caipirinha no coquetel que abriu o evento.
Crise?
Segundo Ménard, a anunciada transferência da maioria dos funcionários da Renault de São Paulo para Curitiba tem uma razão de mercado: a demanda por carros novos está muito forte. ‘‘Eles têm que produzir e produzir’’, decretou o boss da Renault.
Probleminha
O cerimonial da Renault teve que agir rápido. É que a maioria das autoridades convidadas, começando pelo governador Jaime Lerner e pelo prefeito Cássio Taniguchi, compareceu ao jantar desacompanhada, o que obrigou a uma inesperada redistribuição da composição das mesas. Mas a principal consequência foi o cancelamento do baile após o jantar.
Baforadas & História
Ao final do delicioso jantar servido pelo Buffet Sérgio Figueiredo, os convidados foram brindados com charutos Partagas Série du Connaisseur número 01 e Hoyo de Monterrey - Le Hoyo du Roi. Todos os convidados ganharam de presente um belíssimo e luxuoso livro contando os cem anos de história da Renault.
Novo Texas
A Petrobras está na iminência de fazer o pré-teste para saber se encontrou gás natural em Palmital, pequeno município da região central do Paraná. A empresa já descobriu importantes reservas em Pitanga e em Mato Rico, cujos poços estão lacrados à espera de exploração comercial. A pesquisa em Palmital começou em fevereiro. Se o teste der positivo, o Paraná passa a contar com uma das maiores reservas de gás natural do continente. A torcida no Palácio Iguaçu é grande, pois o gás poderá alavancar o desenvolvimento industrial do interior.
Cárcere privado
Dona Niva Khury deu um golpe temporário e assumiu plenos poderes em casa. Seguindo ordens médicas, ela proibiu terminantemente visitas ao apartamento da Visconde de Guarapuava até que o deputado Aníbal Khury se restabeleça completamente das quatro angioplastias a que se submeteu sábado passado, numa clínica de Curitiba. Além de não permitir que o marido receba as costumeiras visitas políticas, proibiu-o também de sair do quarto. Para não correr o risco de ser contrariada, dona Niva mantém a chave no bolso. Acostumado a mandar, o deputado não teve outra saída senão obedecer e cumprir, resignado, alguns dias de prisão domiciliar.
Só boato
O ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira, ouvidor-geral da Universidade Tuiuti, desmente que a instituição esteja sendo negociada com a Igreja Universal do Reino de Deus, como tem sido especulado na cidade. Segundo ele, a origem do boato deve-se a uma consulta feita por um pastor da Igreja, seu amigo, se a universidade estaria à venda. Ainda segundo o ouvidor, a única proposta oficial de compra que a Tuiuti recebeu foi de uma instituição de ensino norte-americana. Ele garante, no entanto, que a família Lima não tem interesse em se desfazer do negócio, apesar do inferno astral que a escola atravessa.
Não vendeu
Assim como a FM Exclusiva, que agora retransmite a programação da Transamérica Light, de São Paulo, a Tv Exclusiva (Canal 59) não foi vendida, como sugeriu nota publicada nesta coluna domingo passado. Segundo Luís Guilherme Mussi, proprietário das duas empresas, tanto a rádio como a televisão permanecem sob seu controle. A FM Exclusiva virou uma franquia da Transamérica Light e o canal em UHF será dirigido por profissionais contratados no mercado paulista. A partir de primeiro de maio, a emissora passará a dedicar 90% de sua programação ao jornalismo curitibano, tendo a Rede Manchete como âncora nacional.
Exposição
Walton Hoffmann, curitibano radicado no Rio de Janeiro, vai expor suas mais recentes pinturas no Museu de Arte Moderna da Bahia-Solar do Unhão, de 7 de maio a 13 de junho. A mostra contará com trabalhos do MAM do Rio, coleção de Gilberto Chateaubriand, e do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, coleção João Satamine. O MAM baiano é considerado um dos espaços mais importantes do país para exposições de arte contemporânea. Walton também estuda uma proposta para expor numa galeria de Nova Iorque. Em Curitiba, os trabalhos do artista podem ser conferidos na Fraletti-Rubbo Galeria de Arte.


CANAPÉS
• O discurso da vice-governadora Emília Belinati em homenagem a Juril Carnasciali, na festa de seus 50 anos de jornalismo, saiu da lavra da competente jornalista Rute Bolognese. O belo texto lembrou os perfís que Rute publicava, há algum tempo, aqui na Folha.
• O empresário Jauneval de Oms, o Peteco, convidou o jornalista Reginaldo Leme para ser seu sócio num restaurante em Curitiba. Além de cobrir o circo da Fórmula 1, o veterano repórter da Globo é dono de dois restaurantes na capital paulista, o Morro São Paulo e o Café Jornal. Leme e Peteco dividem uma velha amizade e a paixão pelo automobilismo.
• O restaurante Maison Leffe, agora com novos chefes de cozinha, continua agradando o público com as delícias da culinária francesa. A casa fica na avenida Iguaçu, 1815, na Água Verde.
• Quem diria! O jornalista Hélio Teixeira, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, foi condecorado pelo Exército Brasileiro com medalha de honra, semana passada, em solenidade na 5ª Região Militar. Nos anos 70, o bravo HT comandava a sucursal da Veja no Paraná, cujas reportagens lhe custaram alguns incômodos e IPMs, os famigerados Inquéritos Policiais Militares.
• O publicitário Emmanuel Publio Dias (Master Comunicação) liderou a animadíssima festa de aniversário de alguns taurinos ilustres, quarta-feira, no Bar da Brahma. Lá estavam, entre outros, Adherbal Fortes de Sá Júnior, Desirée Portela de Paula Santos, May Publio Dias, Sandra Camargo e Gustavo Rayel.
• O secretário de Esporte e Turismo, Ney Leprevost, vem cumprindo à risca sua promessa de passar dois dias da semana percorrendo o interior, em visitas a municípios com potencial turístico.
• A vereadora Julieta Reis, que acaba de conceder o título de Vulto Emérito à nossa poeta Helena Kolody, convida para o grande baile da terceira idade em homenagem ao Dia das Mães, nesta segunda-feira. O evento, para maiores de 50 anos, segundo Julieta, será no Clube 1250, na Avenida Paraná.
• João José Correia Braga e Fátima Romanó comemoraram discretamente 25 anos de casados na última segunda-feira. A festa foi em estritamente em família.
• Miriam Herwig (sra. Heinz Herwig, secretário dos Transportes) reuniu amigos e familiares no Bice para comemorar seu aniversário, quarta-feira.
• João Carlos Ribeiro entrega hoje o luxuoso Centro Poliesportivo do Graciosa
Country Club, que ofereceo o que há de mais moderno em fitness, piscinas e quadra poliesportiva, além de contar com uma equipe de professores de Educação Física ‘a disposição dos associados. A solenidade começa ‘as 10 horas, seguida de um brunch aos convidados.
• Maria Luiza Caldas, assessora de marketing da Ecovia, manda cumprimentos pela coluna e pela estréia do programa Jet Set.
• A jornalista Marta Feldens segue esta semana, junto com os filhos, de mudança para São José dos Campos, onde seu marido, Eduardo (Duio) Sganzerla, dirige a Gazeta Mercantil desde o início do ano.
• A edição da Caras Paraná que chegou às bancas na quinta-feira comemora um ano do lançamento da revista. Muito do sucesso da publicação deve-se ao talento do incansável e onipresente Jader Rocha e à repórter Simone Esmanhoto. A edição traz na capa o casal Solange e Ítalo Trombini Júnior.
* * *
A partir deste domingo, o programa Jet Set começa mais cedo, às 21h15, pela Tv Independência (canal 7). Entre as atrações de hoje o exclusivo jantar da Renault do Brasil e a grande festa pelos 50 anos de jornalismo de Juril Carnasciali. O programa é reprisado às quartas-feiras, às 23 horas, no canal 20 da NET.
Correspondência para a coluna: Av. Batel, 1750/Conj. 218 - Cep: 80.420-090 (Design Center) Telefax: (041) 342-9748 - E-mail: [email protected]