Embora o escritor irlandês James Joyce (1882 - 1941) seja conhecido por ter revolucionado a prosa ocidental com o romance ‘‘Ulisses’’ e superado os limites da linguagem em ‘‘Finnegan’s Wake’’, ele concebeu várias obras desconhecidas do grande público.
Entre essas obras consideradas ‘‘menores’’, estão aquelas que não alcançaram a repercussão como ‘‘Ulisses’’, ‘‘Finnegan’s Wake’’, ‘‘Diblinenses’’ e ‘‘Retrato do Artista Quando Jovem’’. Algumas delas começaram a ser publicadas nos últimos anos no Brasil pela Editora Iluminuras, como ‘‘Música de Câmara’’, ‘‘Giacomo Joyce’’. Agora chegou a vez de ‘‘Pomas, um Tostão Cada’’, que reúne poemas escritos entre 1913 e 1916.
No título do livro (‘‘Pomes Penyeach’’), publicado originalmente 1927, Joyce realiza uma irônica brincadeira. Sua idéia era sugerir que o preço do livro correspondia ao valor dividido por cada poema. Como se ele próprio fosse um feirante gritando em sua banca de legumes a famosa frase ‘‘leve três e pague dois’’.
A bem cuidada edição bilíngue lançada pela Iluminuras ficou a cargo de Alípio Correia de Franco Neto, que além das traduções assina o prefácio e as notas do livro, situando com detalhes cada elemento trabalhado por Joyce. Os poemas trafegam em várias frentes, onde se destacam três: o lirismo, o biográfico e o escatológico.
A maioria dos versos que compõe ‘‘Pomas, um Tostão Cada’’ é impregnado de elementos biográficos do escritor irlandês. Muita coisa se apresenta como inteligível se não estivesse acompanhada de notas da edição. A grande surpresa está no longo poema intitulado ‘‘Gás de Um Bico’’, onde o poeta destila elementos que podem ser considerados escatológicos. Faz isso de maneira desancanada e, ao mesmo tempo, dentro de uma formalidade estrutural.
Em sua forma exígua, ‘‘Pomas, um Tostão Cada’’ possui maiores possibilidades de ser apreciado por leitores que já conhecem a obra de James Joyce – por seus fãs acadêmicos ou leigos. O leitor que nunca entrou em contato com sua cultuada literatura, provavelmente não terá a real dimensão do trabalho do escritor. (M. L.)
• Pomas, Um Tostão Cada - De James Joyce, Editora Iluminuras, tradução e introdução de Alípio Correia de Franca Neto, edição bilíngue, 144 páginas, R$ 29,00.

mockup