As necessidades das pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul ainda são muitas e a solidariedade mais que bem-vinda. Pensado nisso, uma roda de samba formada por mulheres se apresenta nesta quarta (29), às 19 horas, véspera de feriado, no Sabor e Ar, no Zerão.

Os coletivos femininos de samba em Niterói, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, La Plata, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, estão realizando eventos pela causa e Londrina não poderia ser diferente.

Integrante da rede em Londrina, a cantora e jornalista Rackelly Calliari convida a todos para fortalecer o apoio e ressalta que a cultura do samba tem a solidariedade como marca. "É muito importante que possamos estar juntos não só nos momentos de festa, mas também nos momentos difíceis."

Calliari explica que por meio da rede de mulheres na roda de samba há trocas e um convívio ao longo de alguns anos com representantes de coletivos de diversos locais do Brasil e do mundo.

Sobre o seu papel e o das demais mulheres que estão por inteiro nessa ação, considera: "A garra das sambistas gaúchas é algo admirável. Então, é algo pequeno que podemos fazer e demonstra nossa disposição em ajudar diretamente para acolher mulheres e crianças vítimas das enchentes."

Rede integrada

Formada há seis anos, a rede de mulheres na roda de samba foi criada por iniciativa da cantora e compositora carioca Dorina, e se espalhou pelo Brasil e pelo mundo. Movidas pela empatia e cientes de que por muito tempo os olhos e ações devem estar se voltar para essa realidade.

O valor arrecadado em contribuições espontâneas será direcionado a ações sociais voltadas a mulheres e crianças gaúchas por meio dos coletivos de mulheres sambistas de Porto Alegre e do Vale dos Sinos.

Ao longo dos anos, o movimento rendeu homenagens a Beth Carvalho, Leci Brandão, Elza Soares, Alcione, Tia Surica e Teresa Cristina. Para 2024, a rede prepara homenagens a Áurea Martins.

Com atuação permanente e motivos nobres, os grupos realizam um encontro virtual anual em homenagem a mestras do samba e na defesa da equidade de gênero e do protagonismo feminino - nas funções de instrumentista, compositora, produtora cultural e audiovisual no universo da roda de samba.

Serviço

Mulheres na Roda de Samba - em prol do RS

Quando: quarta (29), às 19 horas

Local: Restaurante Sabor e Ar - Zerão

Entrada gratuita: (contribuições no chapéu serão integralmente revertidas para ações de apoio a mulheres e crianças no Rio Grande do Sul)