O primeiro prédio que chama a atenção na Praça 29 de Julho é onde está o Museu Arqueológico e de História Natural de Paranaguá. Foi o primeiro edifício de três pavimentos construído no Brasil. A obra data de 1750 e foi erguida para ser o colégio dos jesuítas, antes de eles serem expulsos pelo Marquês do Pombal.
Como suas contemporâneas, a Casa Cecy - construída no final do século 18 - é sustentada por paredes de pedra autoportantes de 80 centímetros a um metro de espessura. Desapropriada, a Casa Cecy, assim que estiver pronta, será destinada à Fundação de Cultura e Turismo de Paranaguá. Fotos antigas e alguns remanescentes orientam o trabalho de reconstrução de acordo com o original.
Entre as casas já recuperadas está a antiga residência da família de Elfrida Lobo. Em estilo eclético, erguida imponentemente em 1880, numa das esquinas do centro histórico, na mesma rua onde está a casa do médico Leocádio José Correia, abriga hoje várias entidades como Conselho da Mulher, Amigos da Música, Coral Asa Branca, Centro de Letras e Associação de Artes Visuais.
As portas, os ornamentos e o gradil são originais. Com a retirada de dez camadas de pintura os restauradores descobriram uma parede com parreiras desenhada a estêncil e puderam recuperá-la. O piso é de ladrilho hidráulico e os jardins externos são originais em forma de claves e instrumentos musicais.
Kraw PenasCasa Elfrida Lobo, um dos exemplares do estilo eclético que predominou no século 19Outras casas históricas do século 18 que já começam a ser ocupadas são as dos irmãos Brasílio Itiberê e Monsenhor Celso. Contíguas, são hoje a Casa da Música e a Casa da Cultura - guardam características da época como as conversadeiras de pedra no lado interno das janelas. Os marcos do passado ficam registrados nas portas mais antigas do Paraná. A fachada da Santa Casa de Misericórdia também já foi entregue restaurada.
A Casa do Homem do Mar (antiga alfândega) vai receber tratamento especial. Nela, depois de completada a reforma, serão instalados a sede oficial da Associação das Agências de Navegação Transatlântica, as entidades estivadoras, biblioteca, salas de leitura e vídeo, jogos recreativos, correios, casa de câmbio, lanchonete, cabines telefônicas, museu e informações turísticas. A recuperação deve ficar pronta em um ano e voltará a ser também alfândega.Kraw PenasCasas de Brasílio Itiberê e de Monsenhor Celso, do século 18, abrigam atualmente as Casas de Música e de CulturaElisa Marília Carneiro