RECONHECIMENTO INTERNACIONAL - MON, um dos 20 museus mais bonitos do mundo
O Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, é a única instituição da América Latina a integrar a lista dos 20 museus mais bonitos do mundo. O ranking é feito pelo site norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte. Fazem parte da lista instituições de longa tradição no campo museológico, como o Louvre (França), o Hermitage (Rússia) e o Guggenheim de Bilbao (Espanha).
É a primeira vez que o MON entra para o ranking da Flavorwire, diz a diretora do museu, Estela Sandrini, motivo de muito orgulho para os paranaenses, principalmente porque se trata de uma instituição ainda jovem, que vai completar 10 anos em novembro. O Oscar Niemeyer, que leva o nome do famoso arquiteto que o projetou, é mais conhecido como Museu do Olho devido às formas do anexo de 30 metros de altura localizado à frente do edifício principal (interligados por um túnel). O grande olho de concreto e vidro é o responsável por imprimir a identidade da instituição.
Curiosamente, embora o anexo lembre o formato de um olho, pesquisas feitas por funcionários do museu mostraram que o mestre da arquitetura brasileira tinha outras intenções ao projetar a torre. É o desenho de uma araucária, informa Estela.
O arquiteto Oscar Niemeyer projetou, em 1967, o edifífico principal do museu para abrigar uma escola. Mas isso não aconteceu e ao invés do colégio, em 1978, o prédio foi inaugurado para receber as secretarias estaduais. Em 2001, o governo do Paraná decidiu transformar a grande área em um museu.
Logo começou a reforma de adaptação do edifício, com renovação das redes hidráulica, elétrica e de informática e a construção do anexo na forma de araucária, também projetado por Niemeyer. A edificação principal é distribuída em três pisos (subsolo, térreo e primeiro pavimento) e demonstra um grande arrojo estrutural para a época em que foi projetado. Em estilo moderno, é estruturado a partir de linhas retas com grandes vãos livres.
● Cerca de 15 mil pessoas visitam o museu todos os meses. O recorde de público deste ano foi a exposição do artista espanhol Francisco Goya, que reuniu 60 mil visitantes
● O museu também oferece oficinas, palestras e colônias de férias para as crianças. Nos primeiros domingos do mês, a entrada é gratuita
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





