Recife e carnaval são quase sinônimos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de novembro de 2006
Agência Estado 
Recife - Se você quiser conhecer todo o litoral de Pernambuco numa mesma viagem, não terá dificuldades. São 187 quilômetros de extensão, que conquistam o visitante com a beleza das praias, a simpatia do povo e uma gastronomia de qualidade. Só não será fácil deixar tudo isso e retomar a rotina depois do verão...
Recife, a capital, dá as boas-vindas. A cidade começou sua expansão em 1537, em direção a bairros hoje conhecidos como Santo Antônio, São José e Boa Vista. A maior parte das igrejas históricas está nessa região, como a do Divino Espírito Santo, construída em 1641. Aproveite também para conhecer o Rio Capibaribe, o mais importante do município.
A partir desses bairros é possível acessar o centro histórico, conhecido como Recife Antigo. Coloque uma sandália confortável, passe protetor solar e saia caminhando pelas ruas de paralelepípedo para conhecer as construções seculares da região. Pare na Rua do Bom Jesus (antiga Rua dos Judeus) e curta os restaurantes com clima descontraído e mesas na calçada. Se a pedida é pegar praia, basta escolher uma nos 20 quilômetros de costa, desde Maria Farinha até Candeias, passando pela famosa Boa Viagem.
Recife e carnaval são quase sinônimos. Lá, a folia é na rua, ao som de blocos como o Galo da Madrugada. Nada de cordões de isolamento, abadás ou shows pagos: a muvuca faz parte da alegria, num espetáculo democrático e cheio de animação.
Em Olinda, distante apenas sete quilômetros da capital, a folia também rola solta. Os bonecos gigantes tomam conta de suas estreitas ladeiras, acompanhados por uma multidão que canta e dança frevo sem parar. O melhor ponto para ver as troças anárquicas, que satirizam políticos e personalidades, é o cruzamento dos Quatro Cantos, onde convergem as ruas principais da cidadela.
Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1982, e Capital Brasileira da Cultura, em 2006, Olinda é imperdível também fora da época carnavalesca. Sem as ruas abarrotadas de foliões, você poderá observar a beleza do casario histórico e das muitas igrejas que pontuam a cidade, também reduto de músicos, poetas, artesãos e compositores.
Aproveite as vistas proporcionadas pelas ladeiras de Olinda. A da Misericórdia, bastante íngreme, oferece um dos melhores panoramas. Tanto que há quem a suba de costas, para não perder nenhum detalhe. Do Alto da Sé, ponto mais elevado de Olinda, tem-se uma das vistas mais privilegiadas da costa brasileira. De lá, é possível observar as construções históricas em meio ao verde dos coqueiros e à imensidão azul do mar, com Recife ao fundo.
Nos idos de 1970, Porto de Galinhas, a 70 quilômetros ao sul do Recife, era nada mais que uma vila de pescadores. Mas o crescimento foi acelerado: rapidamente, as casas à beira-mar deram lugar a pousadas, surgiram resorts nas praias próximas e a região começou a ferver de turistas. Hoje, esse distrito da cidade de Ipojuca é um dos mais badalados do Estado. É na Praia de Porto de Galinhas que se concentram restaurantes, comércio, transportes e pousadas.
O principal passeio é o de jangada nas piscinas naturais, formadas pelos arrecifes. Contratar um dos jangadeiros é fácil: basta abordá-los nas praias. Informe-se antes, porém, sobre os horários da maré. O ideal é ir na maré baixa, quando a barreira de corais está mais visível. Não esqueça também de levar uma camiseta para se proteger do vento e de ir calçado: ouriços e corais afiados podem machucar os pés.
Nas piscinas, o mar azul de águas transparentes convida a um mergulho. Cenário perfeito para os iniciantes, que podem observar, de snorkel, os cardumes de peixes coloridos. Já os mais experientes têm muitas opções - como naufrágios a até 30 metros de profundidade.
As noites de verão em Porto costumam ser bem agitadas. Isso porque as principais boates de Recife abrem filiais por lá nesta época do ano, embalando ritmos variados, para agradar a todo tipo de baladeiro.
Para explorar as praias da região, nada melhor que alugar um buggy. Pode até ser com motorista, para evitar que o visitante de pouca prática atole na areia. O passeio mais comum é o ''ponta a ponta'', com 2h30 de duração, de Muro Alto até Maracaípe.
Informações : www.pe.gov.br.


