Um acidente da natureza. Provavelmente está aí a origem do champanhe. Dom Pérignon, bem relacionado com a nobreza, levou a fama. Há quem defenda, no entanto, que, tempos antes de o monge beneditino entrar na história, o espumante já era ''produzido'' em Champagne-Ardenne, nordeste da França.
Não de propósito. Na verdade, lutava-se contra a segunda fermentação da bebida quando se formam as deliciosas bolhinhas. A intenção era fazer vinhos tranquilos, ou seja, sem borbulhas. Mas o subsolo calcário e o clima da região não permitiram. A bebida acabava fermentando novamente durante o período de envelhecimento.
Dom Pérignon certamente teve seu mérito. Entre outros feitos, criou a mistura das três uvas do espumante: as vermelhas pinot noir e pinot meunier e a branca chardonnay. E usou a cortiça para tampar as garrafas e não perder o gás. Sim, de certo modo, foi o inventor do champanhe que tomamos hoje.
A bebida dos amantes e da festa. Envolve requinte, glamour e até certa superstição. Brinde de verdade só com champanhe. Os momentos celebrados com o espumante francês pretende-se que sejam eternos. É como um símbolo de felicidade.
Foi ele que tornou Champagne-Ardenne mundialmente conhecida: só espumantes fabricados nessa área da França podem ostentar o nobre nome. De 30 mil hectares de vinhedos, saem 250 milhões de garrafas todo ano. Mas a região, que se estende da Bélgica à nascente do Rio Sena, reserva mais do que bolhinhas para seus visitantes.
Respira-se ali pura história e pertinho de Paris, já que as principais cidades ficam a cerca de 150 km da capital francesa. Reims presenciou a coroação de 25 reis. A medieval Troyes exibe casas do século 16 (e faz a festa dos consumistas com seus outlets). Langres, no extremo sul, conserva 4 km de muralhas e arquitetura renascentista.
Sem contar a gastronomia. Ah, a gastronomia francesa... Queijos, pratos requintados, petit-fours. Champagne faz direitinho sua parte para manter a fama do país. Prove de tudo. Sempre com tacinhas do espumante rei dos vinhos, ''incidente de percurso'' para lá de bem-vindo. Um brinde à região de Champagne-Ardenne, nordeste da França, que faz o famoso espumante. E esbanja beleza entre vinhedos e antigas cidades.
A viagem foi oferecida pela Maison de la France, pela TAM e pelo Comitê de Turismo de Champagne-Ardenne.