Elza Soares: o álbum "Carioca da Gema" (ao vivo) acaba de ser lançado nas plataformas digitais
Elza Soares: o álbum "Carioca da Gema" (ao vivo) acaba de ser lançado nas plataformas digitais | Foto: Marcos Hermes/ Divulgação

Logo após ser eleita a cantora do milênio pela BBC de Londres, Elza Soares lançou um disco para mostrar ao mundo toda a sua exuberância e comprovar que fazia por merecer o nobre título recebido concedido pela emissora inglesa. Lançado no formato físico em 1999, o álbum Carioca da Gema (Ao Vivo) acaba de ganhar uma edição virtual pela gravadora Deck e já está disponível nas plataformas digitais.

O disco traz o registro de um memorável show em que Elza Soares interpreta sucessos como “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa), “Chove Chuva” (Jorge Ben), “Balanço Zona Sul” (Tito Madi) e faz uma homenagem a Wilson Simonal cantando “Meu Limão Meu Limoeiro” e “Mamãe Passou Açúcar em Mim”. Também fazem parte do repertório releituras de “Circo Marimbondo”, “Castigo”, “Cadeira Vazia” e outros clássicos da música brasileira.

.
. | Foto: Divulgação

“Depois de receber o título de Cantora do Milênio, pela BBC de Londres, em fevereiro de 1999, eu estava pronta pra mostrar pra todo mundo meu primeiro disco ao vivo da carreira. Em abril de 1999, subi ao palco do Teatro João Caetano e gravei ‘Carioca da Gema’, totalmente independente e utilizando meus próprios recursos, um dos motivos pelos quais poucas cópias chegaram ao mercado, fazendo desse disco uma raridade. Selecionei um repertório eclético que vai de Jorge Ben Jor a Milton Nascimento, passando pelo meu Caetano Veloso e Dolores Duran, lógico. Destaco o “Trem das Onze”, do Adoniran, e uma versão do Hino Nacional, cantada toda em scats jazzísticos”, disse a lendária cantora sobre o álbum disponibilizado pela internet há algumas semanas.

Elizeth Cardoso: "Amoroso", disco de 1989 ganhou edição digital pela Biscoito Fino
Elizeth Cardoso: "Amoroso", disco de 1989 ganhou edição digital pela Biscoito Fino | Foto: Divulgação

Outra raridade que agora pode ser apreciada nas plataformas digitais pelos ouvintes de MPB é o álbum "Amoroso", de Elizeth Cardoso, que ganhou edição digital lançada recentemente pela gravadora Biscoito Fino. Gravado no final de 1989, o disco foi lançado comercialmente em 1991, depois da morte da cantora, e reeditado 12 anos depois como parte da caixa “Faxineira das Canções”, produzida por Hermínio Bello de Carvalho para a gravadora Biscoito Fino.

“Amoroso” foi concebido como disco brinde de uma fábrica de móveis e reúne composições românticas do mestre Ary Barroso, que tinha em Elizeth a sua intérprete favorita. No encarte original, Hermínio Bello de Carvalho, produtor musical do projeto, escreveu: “Quando se pensa em Ary Barroso, logo se estabelece a lógica associação com a "Aquarela do Brasil." Mas existe nele um poeta expressamente romântico que quase ninguém prestou atenção. Um poeta de versos ágeis e imagens fortes, que se permite despudoradamente falar na primeira pessoa feminina, como aquela submissa de “Camisa Amarela” ou naquela que saiu por aí, se esmolambando “Na batucada da vida”. É esse amoroso Ary que a Divina Elizeth interpreta neste álbum, pra machucar nossos corações”, afirmou sobre o álbum que reúne canções como “Inquietação”, “Pra machucar meu coração” e “Rancho Fundo”.

.
. | Foto: Divulgação