RANKING - Trilogia Toy Story agrada o público ''doméstico''
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Claudio Yuge <br> Equipe da Folha 
Será uma daquelas surpresas sem tamanho se ''Toy Story 3'' vencer a estatueta de ''Melhor Filme'' no Oscar deste ano, no domingo. O que não choca é ver a animação tão prestigiada, a ponto de, além da indicação de sua categoria específica, estar entre os grandes competidores. Bem recebido pelo público e pela crítica, o longa puxou as vendas da caixa especial, com toda a trilogia, que figura entre os DVDs mais consumidos de fevereiro.
Em ''Toy Story 3'', o protagonista Andy, agora já saindo da adolescência, está prestes a se mudar para a faculdade onde vai estudar. Obviamente, ele precisa deixar muita coisa pra trás, o que inclui os adorados e adoráveis brinquedos que passaram com ele as aventuras dos dois filmes anteriores. E é aí que começa a ação, a comédia e o drama.
Ameaçados de serem separados, Woody e Buzz acabam sendo levados com os outros para uma creche, onde, teoricamente, os ''brinquedos abandonados'' são bem aproveitados por crianças carentes. Só que as coisas não são bem o que parecem e o caubói, assim como o astronauta, precisam se desdobrar para salvar o dia e ficar mais perto de seu primeiro dono.
Como de costume na franquia, há muitas piadas e referências aos brinquedos conhecidos, como Ken e Barbie (Ken, aliás, talvez seja quem ofereça mais risadas) e o aterrorizante e sempre presente ''bebê de plástico com um olho caído'', aquela coisa velha que fica assustadora para crianças.
Ao longo da aventura, as risadas aos poucos vão dando lugar às lágrimas, já que o filme, acima de tudo, explora o rito de passagem, a mudança de idade, as difíceis escolhas que vêm com o crescimento. Os produtores foram muito espertos ao criar uma história autocontida e com elementos facilmente reconhecíveis por quem, assim como Andy, cresceu ao longo de toda a trilogia.
Os três discos totalizam 290 minutos de duração e contam com o espetacular curta ''Dia & Noite'', concorrente ao Oscar de ''Melhor Curta de Animação''. Tem também outros extras, como ''Histórias de Estúdio'', epílogo, comentário dos cineastas, bastidores da criação dos brinquedos, especial sobre a Pixar e Buzz Lightyear, entre outras coisas.
Serviço - ''Trilogia Toy Story'' vem com três discos e custa R$ 59,90.


