Estrear na tevê em uma novela das oito não assustou a atriz Julia Faria. O que realmente a deixou apreensiva foi entrar no folhetim com a história em andamento. ''Tive medo de me sentir perdida na trama, pois não tive tempo de compor a personagem. Ainda bem que tudo está dando certo'', comemora a intérprete da patricinha Mônica, de ''Passione'', da Globo.
O convite para o papel surgiu quando ela não esperava mais ser chamada. Julia fez o teste para a novela em outubro de 2009, e até a estreia, em maio deste ano, não teve resposta da direção de elenco. ''Fiz testes para várias novelas. Como não rolou, resolvi estudar fora'', confessa. Ela passou alguns meses em Nova Iorque, aprimorando o inglês e estudando interpretação na New York Film Academy. Até que, em junho, recebeu uma ligação da produção da novela falando da personagem. ''Foi tudo muito rápido. Tive cinco dias para voltar ao Brasil e começar a caracterização'', entrega.
Na trama escrita por Silvio de Abreu, Mônica é a melhor amiga de Lorena, papel de Tammy di Calafiori. Para criar o vínculo que o papel exigia, antes de iniciar as gravações, Julia fez questão de conhecer melhor a colega de trabalho. ''Elas se parecem e são amigas de verdade. Então saímos para jantar e bater papo'', destaca a carioca de 24 anos, que embora esteja em seu primeiro trabalho na televisão, já era conhecida dos leitores de sites e revistas especializadas em celebridades. ''Tenho muitas amigas atrizes. Eu ia a praia com a Carolina ou a Fernanda e acabava saindo de papagaio de pirata nas fotos'', conta aos risos, referindo-se às amigas Carolina Dieckmann e Fernanda Vasconcellos.
Nome: Julia Pegado Simões de Faria.
Nascimento: Em 8 de janeiro de 1986, no Rio de Janeiro.
O primeiro trabalho na tevê: Monica, em ''Passione''.
Ao que assiste: Séries e filmes.
Ao que nunca assiste: ''Programas sobre futebol''.
O que falta na televisão: ''Filmes mais atuais, menos repetitivos e óbvios''.
O que sobra na televisão: ''Talentos! Em ''Passione'', por exemplo, temos Fernanda Montenegro, Cleyde Yáconis e muitos outros''.
Ator: Marlon Brando.
Atriz: Fernanda Montenegro.
Com quem gostaria de contracenar: Vera Holtz.
Humorista: Bruno Mazzeo.
Novela preferida: ''Passione'', de Sílvio de Abreu.
Cena Inesquecível na tevê: ''Amo a cena da Carolina Dieckmann como Camila raspando a cabeça em 'Laços de Família'''.
Vilão marcante: Nazaré, de ''Senhora do Destino'', de Aguinaldo Silva, exibida em 2004.
Melhor bordão da tevê: ''E o salário: ó!'', de Chico Anysio.
Canção inesquecível de trilha sonora: ''Você Não Vale Nada'', do grupo Calcinha Preta, em ''Caminho das Índias''. ''Acho que marcou bem, né? Chorava de rir com Norminha, papel da Dira Paes!''.
Que novela gostaria que fosse reprisada: ''A Próxima Vítima'', de Silvio de Abreu, exibida em 1995.
Que papel gostaria de representar: Silene, de ''Os Sete Gatinhos'', do escritor Nelson Rodrigues.
Filme: ''Bastardos Inglórios'', de Quentin Tarantino.
Livro de cabeceira: ''Qualquer um da Clarice Lispector''.
Mania: ''Mexer no meu Blackberry''.
Autor: Caio Fernando Abreu.
Diretor: Quentin Tarantino.
Medo: ''Perder as pessoas que amo. Perdi minha avó há um ano. Foi a minha primeira perda, e doeu demais''.
Projeto: ''Quero fazer teatro assim que acabar a novela. A produção da peça está bem no começo''.

mockup