'Rádio Fanzine' volta ao ar após 20 anos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Nelson Sato<br>Reportagem Local 
Quando foi ao ar pela UEL FM, em 1991/1992, o programa "Rádio Fanzine" introduziu o universo das histórias em quadrinhos no rádio londrinense. Durou um ano e alguns meses, mas virou uma referência. Duas décadas depois, a atração está de volta, desta vez pela AlmA Londrina Rádio Web, emissora online que funciona na Vila Cultural Alma Brasil com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e do Ministério da Cultura.
O programa (re)estreia hoje às 21 horas, com edições semanais às sextas-feiras, produzido e apresentado pelo mesmo Eloyr Pacheco. "O que muda agora é ter o programa disponibilizado para ser ouvido a qualquer momento (no link da rádio) e em qualquer lugar do mundo. Outra novidade é que, através do Skype, poderei entrevistar produtores de todo o País. Na página do Facebook (www.facebook.com/radiofanzinelondrina) temos visitas de pessoas de Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Niterói, entre outros. Temos visitantes também do México, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal", diz ele.
O programa vai trazer checklist de lançamentos; resenhas de obras clássicas para a formação de uma gibiteca básica; entrevistas com autores, editores e colecionadores; além de músicas de trilhas sonoras de filmes e animações. Entre os assuntos que terão espaço garantido na atração estão a onda de adaptações de quadrinhos para o cinema, os mangás e os animês. A edição de estreia destaca uma entrevista com o cartunista londrinense Sassá.
Pacheco trabalhou como editor em São Paulo e foi secretário de redação da revista Metal Pesado, versão brasileira da famosa Heavy Metal. Criador da revista ``Escorpião de Prata´´, deu aulas de produção em histórias em quadrinhos no Sesc, Senac, UEL, Colégio Portinari, Biblioteca Pública do Estado do Paraná (Curitiba) e Planeta Tela/Quanta (São Paulo).
Em Londrina, organizou vários eventos de quadrinhos trazendo artistas nacionais consagrados à cidade. Dono de uma revistaria, coordena a Associação dos Quadrinhistas de Londrina (AQL).
Além de "Rádio Fanzine", outros programas estrearam esta semana na Alma Londrina Radio Web: "Marginália", retransmissão da atração produzida por Ana Ribas para o Rádio Universitário Paranaense (RUP), de Umuarama; "Delorean", de Vinicius Maranhão; e "Funk-se quem Puder", do DJ Ed Groove.
Serviço:
Estreia do programa Radio Fanzine
Quando - Hoje às 21h
Onde - AlmA Londrina Rádio Web (www.almalondrina.com.br)


