A periferia ocupa a academia com os integrantes do grupo de rap Racionais MC’s assumindo a posição de professores nesta quarta-feira (30) às 19h na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A aula integra a programação do Unicamp Afro e compõe a disciplina ‘’Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro’’.

O evento disponibilizou 700 vagas presenciais, que esgotaram rapidamente, mas os fãs e estudantes podem acompanhar a aula de Mano Brown (Pedro Paulo Soares), Edi Rock (Adivaldo Alves), Ice Blue (Paulo Salvador) e KL Jay (Kleber Simões) através de live nas redes sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A ação tem parceria com o Centro de Estudos de Migrações Internacionais do IFCH e Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap).

Desde o vestibular de 2020, o quarto álbum de estúdio e livro do grupo, o Sobrevivendo No Inferno (1997) é leitura obrigatória para os que desejam ingressar na instituição. Na lista das leituras, de maneira subversiva, o grupo está ao lado dos sonetos de Luís de Camões. Por meio do ritmo e da poesia, a produção relata e denuncia com vivacidade a realidade racista e violenta da periferia paulistana, fala de religião e citações bíblicas, ao mesmo tempo em que reforça papel combativo e orgulhoso de quem é mais que mazelas. O sucesso do álbum o fez integrar a 14ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira, da revista Rolling Stone Brasil.

O grupo que se conheceu na Estação de metrô São Bento, ponto de encontro da cena hip hop paulista, possui outros clássicos em sua discografia como Raio X Brasil (1993), Nada Como Um Dia Após Outro Dia (2002) e Cores & Valores (2014).

DAS RUAS DE SÃO PAULO PRO MUNDO

A marcante história do grupo, fundado em 1988, virou longa metragem na plataforma de streaming Netflix com o título ‘’Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo’’. A produção está disponível desde 16 de novembro.

A sinopse oficial já antecede: ‘’com seus protestos em forma de música, o lendário grupo de rap Racionais MC’s transformou a poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo”. Responsáveis por espalhar as discussões sobre consciência racial e orgulho negro para a juventude da periferia, ‘’os quatro pretos mais perigosos do Brasil’’ como se intitulam, contam a construção de uma trajetória de mais de 30 anos.

Dirigido por Juliana Vicente, o filme exibe imagens raras do grupo mesclado com relatos pessoais dos próprios integrantes, de pessoas que acompanharam essa história, ao mesmo tempo em que evidencia a realidade social, cultural e econômica ao longo dos anos. O resgate da memória evidencia que de lá para cá pouca coisa mudou, mas que parcela da mudança do povo brasileiro marginalizado tem participação dos Racionais.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

Confira o trailer oficial:

SERVIÇO

Aula com Racionais MCs - ’’Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro’’

Onde: Transmissão ao vivo pelas redes sociais (Youtube e Facebook) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp

Quando: Quarta-feira (30) às 19h.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me-message-6WMTNSJARGMLL1.