Filme dirigido por Anthony Minghella e que mistura romance, suspense e guerra, ‘‘O Paciente Inglês’’ reverteu as suas expectativas iniciais em torno de suas qualidades e é hoje o grande favorito do Oscar, indicado em 12 categorias - entre elas as quatro principais: melhor filme, melhor diretor, ator (Ralph Fiennes) e atriz (Kristin Scott Thomas). A produção independente inglesa foi baseada no livro homônimo de Michael Ondaatje, escritor nascido no Sri Lanka, que conta a história do conde Laszlo de Almasy, um misterioso homem desfigurado por queimaduras, e suas conversas com uma enfermeira durante a 2ª Guerra.
O projeto quase foi cancelado cinco dias antes do início das filmagens, por falta de investidores. A Fox aceitou o roteiro sem maiores resistências, mas fez restrições ao elenco, sentindo falta de grandes astros americanos. Ralph Fiennes, escalado para ser o conde de Almasy, inspirado num personagem real que colaborou com os nazistas e mais tarde, durante a Guerra Fria, tornou-se espião na União Soviética, é inglês, assim como Kristin Scott Thomas, que interpreta Katherine Clifton - aristocrata inglesa com quem Almasy mantém um romance. O elenco é completado pela francesa Juliette Binoche e pelo americano William Defoe.
Segundo Minghella, a Fox queria estrelas americanas nos principais papéis, seus diretores achavam que o filme precisava delas para fazer sucesso nos Estados Unidos. ‘‘Briguei pelo cast original porque achava que não daria certo sem eles e acabei ficando sem dinheiro’’, lembra. Em seguida, ele e o produtor Saul Zaentz interromperam a pré-produção e partiram em busca de uma saída para o problema. Zaentz havia colocado seis milhões de dólares no projeto, mas era preciso conseguir mais 24 milhões. Finalmente, foram socorridos por Harvey Weisten, presidente da poderosa produtora independente Miramax Filmes.
‘‘O Paciente Inglês’’ já ganhou o Globo de Ouro de melhor filme e deve levar boa parte dos 12 prêmios para os quais foi indicado, pelas previsões dos críticos. Minghella declara-se satisfeito por isso, mas é realista. Para ele, o Oscar não faz nenhum filme melhor: ‘‘Se os prêmios vierem, darão ao filme um público mais definido.’’
ShineAlessandro Giannini
Agência Estado
Façam suas apostas: de um lado, ‘‘O Paciente Inglês’’, um projeto que quase foi cancelado cinco dias antes do início das filmagens mas que acabou se recuperando muito bem, a ponto de receber 12 indicações para o Oscar; do outro, ‘‘Shine - Brilhante’’, com sete indicações. São os dois grandes favoritos para a festa do Oscar, na noite de amanhã, a partir das 23 horas, com transmissão ao vivo pela Globo e pelo Telecine. Correm por fora, na categoria de melhor filme, ‘‘Jerry Maguire - a Grande Virada’’, ‘‘Segredos e Mentiras’’ e ‘‘Fargo’’.




O Paciente Inglês

mockup