Com a maior parte das pessoas em casa com tédio e tempo livre, os desafios virtuais nas redes sociais têm feito muita gente pular da cama e até mesmo se produzir com tudo o que se tem direito: cabelo, figurino e maquiagem. Desde que a quarentena começou os desafios online que geralmente acontecem no Instagram e a sensação do momento, o aplicativo Tiktok, são os mais variados possíveis, desde coisas bobas como o desafio de tentar desenhar uma cenoura utilizando as ferramentas do storie do Instagram, até desafios que estimulam mensagens positivas, políticas e de incentivo ao isolamento social.

Os desafios virtuais, chamados ‘#challenges’, tem atraído homens e mulheres envolvendo famosos ou pessoas comuns
Os desafios virtuais, chamados ‘#challenges’, tem atraído homens e mulheres envolvendo famosos ou pessoas comuns | Foto: iStock

Um dos primeiros ‘challenges’ a ganhar os internautas foi o #DesafioAceito, a proposta era mandar uma mensagem contra a cultura da rivalidade feminina. A ideia era que cada mulher publicasse uma foto de si mesma marcando 10 mulheres para fazerem o mesmo em um storie do Instagram. Junto com a foto as participantes publicavam um texto padrão: “Não se ofenda se eu não te marquei, tentei escolher quem eu acho que vai fazer o desafio. as mulheres se criticam ao invés de se apoiarem e verem que cada uma de nós é bonita de sua maneira. Eu escolho você porque você é linda e me inspira. Vamos fazer algo positivo.”

A #10ToquesChallenge tem feito os atletas do futebol colocarem as habilidades esportivas em prática. O objetivo é que cada jogador complete 10 embaixadinhas usando um rolo de papel higiênico, filme e poste no Instagram marcando mais pessoas para fazerem o mesmo. Além de divertido, o desafio incentiva os torcedores e amantes do futebol a ficarem em casa e foi feito por centenas de jogadores e jogadoras ao redor do mundo, entre eles o craque capitão do Barcelona Lionel Messi.

Os desafios mais virais são os que envolvem dança e música, quase todos são impulsionados e nascem no aplicativo Tiktok - o aplicativo chinês é uma plataforma de compartilhamento e edição de vídeos curtos. Assim como a antiga rede social Orkut, o Facebook e o próprio Instagram, o aplicativo acompanha uma fase de migração de usuários, atraindo principalmente o público adolescente e até infantil. Mas entre os mais de 500 milhões de usuários as idades são bem diversificadas. As hashtags com a palavra challenge no Tiktok possuem bilhões de visualizações, sem contar as visualizações que os vídeos ganham quando também são compartilhados no Instagram.

Os #challenges com coreografias de músicas famosas são muitos, mas um dos desafios que nasceu entre os usuários do Tiktok e que viralizou no Instagram está o #Dontrushchallenge o nome que em português significa ‘não se apresse’ se refere a música utilizada no vídeo, Don’t Rush, do artista Young T. A proposta deste desafio é responder a pergunta “O que você e suas amigas estão fazendo na quarentena” e mostram um antes e depois de tirar o folêgo. Primeiro os participantes aparecem desarrumados, de pijama - ‘sem glamour’, depois aparecem totalmente transformados, de maquiagem, cabelo e roupas deslumbrantes até repassarem simbolicamente o desafio para a próxima pessoa do vídeo que faz o mesmo, caso seja em feito em grupo.

O #Dontrushchallenge foi bem recebido entre os brasileiros e ganhou uma bandeira forte: exaltar e valorizar a beleza das mulheres e homens negros. Um dos vídeos mais virais do desafio reúne nada mais nada menos que Taís Araujo, Raquel Virginia, Cris Vianna, Iza, Sheron Menezzes, Karol Conka, Kesia Estácio, Dandara Mariana, Majur, Liniker, Malia, Mc Rebecca, Lellê, Mc Sofia e Juliana Alves. Só na publicação feita por Iza, o vídeo das famosas brasileiras acumula 55 milhões de visualizações.

Para encontrar qualquer desafio no Instagram ou Tiktok, basta usar a #challenge e se divertir nos resultados da busca. Fique em casa e se divirta com responsabilidade, bom humor e criatividade.

Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2