O projeto Quartas Criativas, desenvolvido pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realiza nesta quarta-feira (29), na Biblioteca Infantil, uma edição especial com temática japonesa. Haverá contação da história Urashima Taro, um conto do folclore japonês, além de uma oficina criativa de origami. As atividades têm entrada gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia, e irão ocorrer em dois momentos, a partir das 9h30 pela manhã, e depois, às 14h30.

Os encontros são abertos a qualquer pessoa interessada, de crianças a adultos, sem faixa etária definida. A Biblioteca Infantil fica na Praça 1º de Maio, 110, Centro, ao lado da sede da Secretaria Municipal de Cultura. Essa edição da iniciativa será realizada em parceria com o projeto “O Japão que Inspira”, aproveitando o período da ExpoJapão, que tem programação de 29 de maio a 2 de junho.

A contação da história Urashima Taro será feita pela professora e pedagoga Renata Suzue, profissional que atua há alguns anos nas bibliotecas municipais de Londrina junto ao público infantil. Ela também conduzirá a oficina criativa na qual os participantes irão produzir itens de origami a partir das temáticas trabalhadas na história abordada.

Para essa ação, cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino estarão presentes em um grupo previamente agendado, incluindo estudantes da Escola Municipal Mari Carrera Bueno, que fica no Jardim Santa Rita, região oeste.

Segundo a educadora, o conto popular Urashima Taro tem como protagonista um jovem pescador que salva uma tartaruga que sofre maus tratos por parte de um grupo de garotos impiedosos. “A história é um conto folclórico do Japão de domínio público, parte da oralidade popular nipônica, com um enredo muito lindo falando sobre gratidão e percepção do quão breve é a vida”, adiantou Suzue.

Após assistir à apresentação, o público participante também poderá curtir um momento prático proporcionado pela oficina criativa para a produção de origamis. “Utilizaremos papeis de origami do Japão doados pela Klissia Tiba, coordenadora do projeto O Japão que Inspira, parceira da ação. A produção será direcionada de acordo com a ambientação do conto narrado, envolvendo barcos, peixes, coisas marítimas, mas sempre um espaço aberto para novidades, trocas e aprendizados. Ensinamos e também sempre aprendemos algo novo trazido pelas crianças”, informou. (com informações do N.Com)