Quando HQ vira papo-cabeça
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Nelson Sato Londrina 
ReproduçãoA obra Watchmen, de Alan Moore, é analisada em artigo de Gian DantonGibi também rende papo-cabeça. A prova está no livro As Histórias em Quadrinhos no Brasil - Teoria e Prática, organizado por Flávio Calazans e editado pela Unesp com a chancela da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares na Comunicação (Intercom).
O livro reúne artigos, depoimentos e entrevistas que originalmente fizeram parte do GTs (Grupos de Trabalho) de Humor e Quadrinhos realizados pela Intercom em Aracaju, Londrina e Santos. A maioria dos textos destaca a produção de autores nacionais.
ReproduçãoColetânea de artigos, depoimentos e entrevistas
Um artigo de Antonio Luiz Cagni abre o volume contestando a difundida idéia de que as histórias em quadrinhos foram inventadas nos Estados Unidos. Ao final da coletânea, Calazans aborda a transposição da nona arte para a tela de computador lançando o conceito de mangá eletrônico.
Entre um e outro figuram depoimentos e textos de Flávio Colin, Júlio Shimamoto, Edgar Franco, Edgard Guimarães, Gian Danton e outros artistas e estudiosos de várias regiões do País. Para adquirir um exemplar ligue para a Intercom (011) 818-4088.


