Personagens astutos e ardilosos inundam lendas, fábulas e contos da tradição popular. São espertalhões que sempre querem enganar incautos. Malandros que sempre desejam tirar vantagem de inocentes.

Para contrapor esse tipo de personagem, as histórias populares sempre trazem também um protagonista que, mesmo em posição desfavorecida, utiliza a inteligência para superar as artimanhas dos espertalhões.

Esses dois clássicos tipos de personagens estão em “Perde Quem Fica Zangado Primeiro”, obra infantojuvenil do escritor italiano Italo Calvino relançado pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Susanne Janssen.

O livro narra a história de três irmãos pobres que, após o falecimento do pai, recebem como herança algumas moedas. Pensando em multiplicar as moedas, os três resolvem sair pelo mundo para tentar a sorte e fazer fortuna.

O filho mais velho segue primeiro. No caminho encontra um sacerdote que também tem moedas e propõe uma aposta: o primeiro que ficar zangado perde suas moedas para o outro.

Após fechar o pacto, o sacerdote coloca em prática uma série de artimanhas e ciladas para deixar o outro irritado. Após várias tentativas, o filho mais velho perde a paciência e fica enraivecido perdendo a aposta.

Ao retorna para casa mais pobre do que saiu, o filho do meio decide reaver as moedas perdidas pelo irmão e faz a mesma aposta com o sacerdote. E acaba igualmente perdendo a calma e também voltando para casa de mãos vazias.

Então cabe ao filho mais novo reaver o dinheiro perdido pelos dois irmãos. E para vencer as malandragens do sacerdote, utiliza a inteligência para não se zangar. E faz uso da imaginação para deixar o oponente perdidamente zangado.

“Perde Quem Fica Zangado Primeiro” não é uma história criada por Italo Calvino (1923 – 1985). Ela integra a coletânea “Fábulas Italianas” de 1954, para a qual Calvino resgatou centenas e centenas de contos e lendas da tradição popular italiana.

Um volume que se tornou referência ao lado do trabalho dos alemães Jacob e Whilhelm Grimm, e do francês Charles Perrault.

SERVIÇO

“Perde Quem Fica Zangado Primeiro”

Autor – Italo Calvino

Ilustração – Susanne Janssen

Editora – Companhia das Letrinhas

Tradução – Nilson Moulin

Páginas – 36

Quanto – R$ 54,90