ReproduçãoU2O U2 chega esta semana. O Oasis, segundo os boatos, desembarca em março. E em maio ou junho, de acordo com a produtora do show, será a vez dos Rolling Stones tocarem pela segunda vez no Brasil.
Se confirmada integralmente, a temporada promete ser a mais empolgante da história do showbusiness local desde o ingresso do País na rota dos grandes shows internacionais de rock. Em comum, as três bandas trazem a controvérsia de já terem sido etiquetadas por aí como ‘‘a melhor do mundo’’.
Há quem postule o mérito para o Metallica, assim como há garotos elegendo os Ramones ao trono e trintões e quarentões ‘‘fechados’’ em torno do Pink Floyd (outro que talvez venha para cá este ano). O fato é que o cobiçado título foi apropriado pelos promotores do show do U2, que há dias vêm bombardeando o público com o slogan.
Comparação ‘‘Acho que não existe essa história de maior banda de rock do mundo. O que existe é a banda que representa a geração dela’’ - diz o editor da revista Showbizz, Sérgio Martins, 31 anos. ‘‘Para minha geração, o U2 merece esse título porque representa muito mais em termos de idolatria do que qualquer outra banda. Foram eles que me aproximaram do mundo pop. Essa turnê é aguardada há doze anos, desde os primeiros lançamentos da banda no Brasil’’.
ReproduçãoOasis
Segundo Martins, o quarteto é o mais bem-sucedido e o único grupo remanescente do pop/rock europeu da década de 80. ‘‘Eles estão sempre se renovando. Com o Zoo TV (espetáculo da turnê de 93 no qual o vocalista Bono Vox, com o apoio da mais avançada tecnologia de comunicação via satélite, chegou a passar trotes na Casa Branca e a apresentar ao vivo no palco o escritor Salman Rudshie, excomungado e perseguido pelo aiatolá Khomeini), o U2 mudou o conceito de shows de rock. Tanto é que até os Stones trataram de se modernizar posteriormente’’ - completa.
Postura Essa opinião é relativizada por Marcelo Froes, editor do tablóide carioca International Magazine, para quem Bono Vox e seus comparsas ‘‘teriam que comer muito feijão’’ para se comparar à longevidade e regularidade de trabalho de Mick Jagger e sua turma. Aliás, observa ele, ‘‘com esse último disco (Pop) o U2 entornou o caldo’’.
Ainda de acordo com o jornalista, se o U2 ostentar algum título, este seria o de ‘‘maior banda pop do mundo’’ - com o pop colocado aqui em seu sentido pejorativo em oposição a rock. Para Froes, a badalação em torno da turnê dos irlandeses oculta apenas um jogo de marketing. ‘‘Cada banda faz a sua propaganda. Mas a escolha é de cada pessoa. Afinal, cada fã acha sua banda predileta a maior’’ - diz.
ReproduçãoRolling Stones
A opinião é compartilhada por Helinho Pimentel, diretor artístico da estação 96 Rádio Rock, de Curitiba. O radialista, porém, não vê concorrentes à altura dos Rolling Stones. ‘‘Eles deram um conceito ao rock’’ - afirma. ‘‘Se Elvis Plesley deu o corpo e Dylan forneceu a cabeça, os Stones determinaram a postura. Mais do que os Beatles, eles influenciaram idéias e comportamentos com sua rebeldia e irreverência’’.
Babaca Com variações aqui ou ali, os entrevistados concordam em um ponto: o Oasis não tem cacife para entrar na celeuma. Fãs confessos dos Beatles, aos quais copiam até nas declarações polêmicas - como aquela lorota de serem mais importantes para os jovens do que Deus - , os integrantes do Oasis se auto-proclamam os reis da cocada.
Com apenas três álbuns lançados, o quinteto inglês liderado pelos irmãos Gallagher se transformou em um fenômeno na terra da Rainha, sendo até destaque em roteiros turísticos locais e convidado para jantares seletos pelo primeiro-ministro Tony Blair. ‘‘O Oasis é um fenômeno tipicamente britânico. No Brasil, o grupo não tem a mesma repercussão’’ - arremata Sérgio Martins.
Para Marcelo Froes, ‘‘talvez seja a banda mais babaca do mundo e que faz questão de demonstrar isso’’. Helio Pimentel vai na mesma direção. ‘‘Eles fazem um pop competente. Mas essa história de se dizerem os maiores, é conversa para boi dormir. Aconselharia o vocalista a ficar com a boca fechada para não falar besteiras’’.
Quem mais quer entrar na controvérsia?

mockup