QUADRINHOS - Para rir e relembrar
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de dezembro de 2006
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
Os irmãos Chico e Paulo Caruso, craques da charge, decidiram compilar seus desenhos publicados em jornais e revistas. O primeiro saiu na frente lançando no mês passado a coletânea ''Lulalá a (o) missão'', já resenhada neste cadeno. Agora é a vez de seu irmão colocar na praça o volume ''Avenida Brasil - Se Meu Rolls-Royce Falasse''.
Assim como Chico, Paulo mirou a atuação de Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto destilando humor crítico ao longo de 90 páginas coloridas. Charge, caricatura e quadrinhos fundem-se no álbum enfatizando episódios que marcaram o primeiro mandato do petista. Entre os temas abordados figuram a campanha do Fome Zero, a expulsão de Heloísa Helena, a Operação Anaconda, a passagem de Severino Cavalcanti pelo comando da Câmara dos Deputados, o escândalo do mensalão, a patética greve de fome de Garotinho e a reeleição.
Personagens exteriores ao mundo político, como a modelo Gisele Bundchen e o técnico da seleção Dunga, também fazem aparições no meio das histórias. Todo o material aqui reunido foi publicado originalmente na revista Isto É e no Jornal do Brasil. Paulo emprestou seu talento para a Isto É durante 20 anos, período no qual assinou a coluna ''Avenida Brasil'' na última página. Atualmente, publica a mesma página na Revista de Domingo do Jornal do Brasil.
No material de divulgação distribuído à imprensa pela editora Devir, ele explica que a Avenida Brasil (que também dá título à obra) tem o significado de uma metáfora do País. A idéia teria sido gestada há 25 anos sob o alcunha ''Bar Brasil'', pela qual ele publicou centenas de charges satirizando o panorama político e social do Brasil. Rebatizada, a série mantém o autor de plantão, atento aos menores e maiores deslizes dos figurões da República.
Serviço
- Álbum ''Avenida Brasil - Se Meu Rolls-Royce Falasse'', de Paulo Caruso. Lançamento: editora Devir. Páginas: 90. Preço: R$ 46,00.


