O primeiro time do cartum nacional está desovando sua produção de tiras. Pelo menos dois deles, Laerte e Fernando Gonsales, resolveram publicar coletâneas caprichadas neste fim de ano. Enquanto o primeiro chega às prateleiras com ''Overman O Álbum e o Mito'', o segundo desembarca com ''Níquel Náusea Nem Tudo que Balança Cai!''.
Os dois títulos saem dos fornos pela editora Devir. Laerte selecionou 150 tiras do acervo de mais de 400 já publicadas sobre o personagem na imprensa. Overman, uma de suas criações mais hilariantes, é uma sátira ao universo dos super-heróis. No álbum, as aventuras e desventuras do sujeito agrupam-se em blocos de páginas que focalizam seu local de moradia, seus inimigos, seus vícios, sua vaidade e suas dificuldades pessoais.
Seu look é uma homenagem a ''Space Ghost'', o super-herói espacial dos desenhos animados de Hanna-Barbera. Como o modelo, tem músculos avantajados e veste-se a caráter com roupa colante, máscara, luvas e botas. Só que Overman ridiculariza o gênero, protagonizando um bobalhão facilmente passado para trás por seu parceiro de quarto. Sim, o herói mora numa pensão de quinta categoria no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Dono de peculiaridades improváveis, ele torna-se um compulsivo sexual às sextas-feiras e um incorrigível viciado em fliperamas, a ponto de torrar o dinheiro do aluguel em fichas de jogos. Já no fundo do poço, passa batom, veste-se de prostituta e vai rodar bolsinha numa esquina. Enterrando os últimos resquícios éticos, acaba casando-se com um milionário ao saber que o pretendente possui salões de fliperama em suas cinco mansões.
Overman enfrenta ainda uma galeria nada comum de vilões: o ''Capitalista Imundo'', que suja o ambiente com suas imundíceis; o ''Maníaco Flatulento'', que polui o ar com seus gases intestinais; e a estonteante ''Pane'', que destrói os aparelhos eletrônicos apenas com o olhar. Não menos repleta de bizarrices, a terceira coletânea de tiras de ''Níquel Náusea'' traz o ratinho mais célebre da HQ nacional metendo-se em confusões ao lado dos amigos desmiolados como a Gatinha, o Sábio do Buraco e o Rato Ruter.
Há ainda toda uma fauna grotesca que inclui hipopótamos folgados, rinocerontes míopes e dinossauros fanfarrões. ''Nem Tudo que Balança Cai!'' vem na sequência de ''Com Mil Demônios'' e ''Botando os Bofes de Fora'', as duas compilações anteriores, também lançadas pela Devir. Publicada há 18 anos nos jornais, ''Níquel Náusea'' é a principal responsável pela consagração do autor, que faturou 9 vezes o troféu HQ Mix, o ''Oscar'' do quadrinho nacional.

Serviço:
- ''Overman O Álbum, o Mito''. Autor: Laerte. Lançamento: editora Devir/Jacaranda. Número de páginas: 48. Preço: R$ 23,00.
- ''Níquel Náusea Nem Tudo que Balança Cai!''. Autor: Fernando Gonsales. Lançamento: editora Devir. Número de páginas: 48. Preço: R$ 23,00.
Mais informações: www.devir.com.br.

mockup