Engana-se quem acredita que é dos Rolling Stones a agenda mais congestionada e concorrida da música. Sem tocar em nenhuma rádio ou contar com grandes esquemas de divulgação, bandas como Natiluss, SP3, Layout, Sunset, Nova Etapa, Flash, The Flavours, New Times e VP2 já têm os finais de semana ocupados até 2010. Como isso é possível? Só com dedicação exclusiva à arte de animar festas e cerimônias de casamento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 800 mil casamentos por ano no País. Trata-se, portanto, de um ótimo mercado para músicos, bailarinas, técnicos de som e luz. ''O casamento nunca sai de moda. É uma maneira que a sociedade arrumou de estabelecer seus compromissos'', teoriza o maestro da Natiluss, Hermes Saraiva, 55 anos - 33 deles no ramo de shows para casamentos.
Atender aos desejos dos noivos, padrinhos e convidados exige uma dedicação enorme. Durante uma festa de casamento, um grupo costuma tocar de 5 a 8 horas. Além disso, o repertório precisa ser abrangente - deve contemplar de Glen Miller a Ivete Sangalo. O que significa horas de ensaio e de convivência.
Algumas bandas, como a Layout, com mais de 20 anos de estrada, exigem que seus cantores tenham aulas de inglês, espanhol, francês e italiano. O árabe e o japonês também são idiomas desejáveis.
Para satisfazer o sonho dos noivos, vale tudo. A banda Nova Etapa, por exemplo, tem em seu elenco uma equipe de sósias. Além da música, a banda leva Tim Maia, Madonna e Elvis Presley aos casamentos. ''As pessoas são loucas pelo Elvis Presley. É o maior sucesso'', conta o guitarrista da banda, Cássio Nobre Santana, 28 anos.
Houve uma fase em que o jazz e o swing eram obrigatórios nos casamentos. Depois, foi a vez de Frank Sinatra, Cole Porter, Ray Conniff, Ataulfo Alves, rock dos anos 60 e 70, revival dos anos 80, a volta da black music, a dance music e, mais recentemente, Ivete Sangalo, sertanejos e afins.
Para quem entende do assunto, o melhor é ficar de olho na pista. ''A gente controla a temperatura do lugar. Temos de saber qual é a hora da balada, a hora do rock e do axé'', afirma Antônio, um dos mais antigos músicos dos ramo. Segundo ele, há canções que funcionam sempre: ''New York, New York'' (Frank Sinatra), ''I Will Survive'' (Gloria Gaynor) e ''Sorte Grande'', de Ivete Sangalo. Não deixar a ''pista apagar'' é tão fundamental que algumas bandas descem do palco para fazer coreografias com noivos e convidados.

TOP TEN

- New York, New York (Frank Sinatra)
- I Will Survive (Gloria Gaynor)
- Dancing Queen (Abba)
- It’s Raining Men (Weather Girls)
- Dia Branco (Geraldo Azevedo)
- Sorte Grande (Ivete Sangalo)
- Whisky à Go-Go (Roupa Nova)
- Eu Sei Que Vou Te Amar (Vinicius de Moraes e Tom Jobim)
- Dancing Days (Lulu Santos ou Frenéticas)
- Doce Vampiro (Rita Lee)

mockup