O sonho de publicar um livro por uma grande editora morre, muitas vezes, na pilha de originais que congestiona mensalmente as mesas dos responsáveis pela seleção dos escritos. A imagem da ''agulha no palheiro'' é recorrente para ilustrar o processo pelo qual um material inédito se destaca dos demais, passe pelo funil e seja enviado para a impressão.
Muitos autores iniciantes driblam essa dificuldade ao optar por editoras menores através das quais negociam a publicação do livro bancando os custos da tiragem com a expectativa de obter os lucros com a venda dos exemplares. A editora paulistana All Print, uma das que atuam nesse segmento do mercado, acaba de abrir uma representação em Londrina para acolher os talentos literários da região.
''A produção literária aqui é muito grande, tanto que vários autores tiveram projetos de livros recusados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Nossa proposta é dar oportunidade para essa nova safra de escritores'' explica o jornalista e professor de Português e Literatura aposentado Alex Soares de Almeida, responsável pela seção norte-paranaense da editora.
A All Print publica romances, poesias, contos, crônicas, ensaios, biografias, reportagens e títulos de auto-ajuda. ''Não há restrição de gênero literário e nem censura de temas. Publicamos de tudo, cabendo ao autor a responsabilidade pelo conteúdo'' diz ele. A editora existe desde 1992. Entre os títulos de seu catálogo constam o volume de bolso ''Pequenas Atitudes, Grandes Vitórias'' de Gustavo Hohendorff, a coletânea de poemas ''Espelhos da Escuridão'' de Wagner Hertzog; e a compilação de textos críticos ''Salada Indigesta Por que Para Nós'' de Geraldo Porci de Araújo.
Soares anuncia que, brevemente, ele próprio lançará o livro ''Lendas do Paraná'', além de estar iniciando as pesquisas para um livro provisoriamente intitulado ''Nossa Epopéia Norte-Paranaense''. Ele já publicou livros de contos, crônicas e gramática. Seu currículo como jornalista inclui passagens por redações do Paraná e do Mato Grosso. Na década de 70 foi editor de diversos órgãos de imprensa, entre os quais o caderno de variedades do jornal Panorama, o Sport Lec (semanário com notícias do Londrina Esporte Clube) e o Jornal do Leite do Paraná (publicado pela Associação dos Laticinistas do Estado).
Também na década de 70, atuou no teatro montando peças como ''O Auto da Compadecida'', de Ariano Suassuna; e ''A História do Zoológico'', de Edward Albee; e ''O Pagador de Promessas'', de Dias Gomes. Incursionando pelo cinema, escreveu e dirigiu o filme ''O Céu Estava Azul. De repente, ficou vermelho. Aí, virou o inferno''. Interessados em publicar pela editora, devem procurá-lo pelo telefone (43) 3341-1505 ou acessando o site www.allprinteditora.com.br.

mockup