Propriedades terapêuticas
As fontes termais de Caldas Novas já foram citadas em 1722 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Filho, que entrou pelo sertão de Goiás e encontrou o ouro que procurava, no Ribeirão das Águas Quentes. Mas os historiadores citam documentos espanhóis de 1545 indicando a existência do lugar. Em 1777, Martin Coelho da Siqueira descobriu duas fontes termais, Caldas de Pirapitinga e Córrego das Larvas. O ouro atraiu gente e formou-se o Povoado do Quilombo, que deu origem à cidade, emancipada como município em 1911.
As famosas águas afloram à superfície trazendo em dissoluções sais minerais e gases, que possuem propriedades terapêuticas, principalmente em Caldas Novas, que têm poder curativo maior do que as águas localizadas no alto da serra. Bebidas na fonte durante vários dias, essas águas têm o poder de fazer uma lavagem interna do aparelho digestivo, sendo indicadas nas afecções e moléstias alérgicas - e um rol de outros benefícios, como estimulantes do metabolismo.
A Serra de Caldas, de 1.043 metros, tem área de 135 quilômetros quadrados, e dimensão de 15 x 9 quilômetros. A área do município, ao pé da serra, é de 1.588 quilômetros quadrados, em altitude de 640 metros. A variação da temperatura é de 15 a 35 graus. (E.B.)





