.
. | Foto: Emerson Dias - Divulgação

A lista dos primeiros projetos selecionados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) em 2021 foi divulgada pela Prefeitura de Londrina. As propostas aprovadas foram inscritas nas categorias de Projetos Independentes, Bolsas de Estudo, Pesquisa e Criação Artística e Cultural. O resultado final do Edital Nº 001/2021 pode ser conferido na edição nº 4.423 do Jornal Oficial do Município disponível neste link.

Ao todo serão distribuídos R$ 500 mil entre 20 projetos que envolvem diferentes linguagens como cinema, teatro, música, cultura integrada, hip hop, infraestrutura cultural, artes gráficas, literatura, patrimônio cultural e natural e fotografia. Os projetos escolhidos, caso apresentem corretamente toda a documentação exigida, passarão a ser contemplados com recursos municipais do Promic, visando estimular, fortalecer e valorizar a produção cultural londrinense.

O Edital nº 001/2021 contou com mais de 200 inscrições. Todos os projetos inscritos foram analisados e avaliados pela Comissão de Análise de Projetos Culturais (CAPC). Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Valdir Grandini, o edital inaugural de 2021 do Promic é um dos mais amplos e importantes acionadores da agenda cultural londrinense, por conta da vastidão e qualidade das produções inscritas. “O incentivo para essa categoria abarca projetos independentes, de formação e pesquisa, com circulações já existentes e também novas criações. Essa característica de diversidade reforça a riqueza histórica da produção cultural de Londrina, com tantos projetos bons, e muitos deles infelizmente acabam ficando de fora das seleções. Este edital também preza pelo princípio da equidade, contemplando conjunto com diferentes linguagens e possibilidades”, afirmou.

Grandini ainda ressaltou que outro aspecto valoroso do edital é criar ambientes para desafogar parte da demanda represada de projetos e iniciativas dos agentes locais. “Nesse período de pandemia e restrições, com grande impacto na cultura, são muitos os artistas, gestores e produtores ansiosos para viabilizar e mostrar seus trabalhos ao público. O Promic sempre foi uma ferramenta de difusão importante para a cidade, e tem esse papel ainda mais forte nesse contexto atual. São muitas pessoas talentosas e com potencial querendo ocupar seu espaço, mostrar seu valor e com perspectivas inovadoras para fortalecer nossa cultura”, acrescentou.

Os proponentes com projetos selecionados terão 15 dias, corridos e improrrogáveis, a partir da publicação do resultado final para apresentar a documentação necessária, que permitirá, posteriormente a celebração do Termo de Compromisso Cultural junto à SMC. A falta de cumprimento desta regra, dentro do prazo definido, levará à desclassificação do projeto, conforme prevê o edital.

Em 2021, a Secretaria Municipal de Cultura abriu, até o momento, quatro editais públicos do Promic, totalizando R$ 3.160.000,00 em recursos. A Secretaria Municipal de Cultura anunciou que em breve abrirá mais três editais, dois deles dentro do Promic, sendo um voltado a projetos relacionados à realização da 10ª Conferência Municipal de Cultura de Londrina, e outro para as Vilas Culturais.

mockup