A Secretaria de Cultura de Londrina, por meio do Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura - abriu esta semana uma agenda de oficinas de orientação e elaboração de projetos culturais.

As oficinas serão realizadas de forma online, pelo Google Meet, e serão gratuitas, com duração de até duas horas e meia cada aula. Os encontros vão acontecer a partir desta quinta-feira (10), das 19h às 21h30, na próxima segunda (14), das 14h às 16h30, e no dia 17 de junho, também das 19h às 21h30. O objetivo dessas oficinas é facilitar e democratizar ainda mais a participação de novos projetos nos editais já abertos pela Secretaria de Cultura da cidade.

Valdir Grandini vai ministrar as oficinas para elaboração de projetos culturais
Valdir Grandini vai ministrar as oficinas para elaboração de projetos culturais | Foto: Valéria Felix/ Divulgação

Valdir Grandini, diretor do programa Fábrica - Rede Popular de Cultura, apresentado na semana passada na Prefeitura de Londrina, é um dos colaboradores desta iniciativa e diz ser importante discutir e tirar dúvidas sobre os caminhos culturais na cidade. “Estes cursos vão auxiliar no planejamento e elaboração de projetos culturais, colaborando com os produtores, artistas e comunidades, a fim de desenvolver, entre este público, um potencial de elaboração de projetos, facilitando a participação nos editais”, explica Grandini.

Para o ministrante, essas oficinas conseguem oportunizar uma conversa direta com os produtores e seus projetos, além de esclarecer muitas dúvidas sobre como funcionam os editais abertos pelo município. A partir dessas orientações dadas nas oficinas, os projetos conseguem ganhar um planejamento mais concreto e com maior qualidade durante o período de execução. Valdir também aponta que, além destes cursos ofertados, outros já estão em andamento e que sempre que as comunidades fizerem o pedido por oficinas como essas, a Secretaria de Cultura consiga realizar.

Ao todo, o Promic tem três editais abertos em 2021, além do primeiro edital do projeto Fábrica, que totalizam um investimento de cerca de 3,1 milhões de reais em produções culturais em Londrina. A inscrição para esta oficina pode ser feita pelo telefone (43) 3371- 6612, de segunda a sexta-feira.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora